Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 23/01/2022 20:14

Net Speak: A linguagem da Internet que se difundiu entre os jovens

Google
Net Speak: A linguagem da Internet que se difundiu entre os jovens
A influência dessa escrita traz malefícios a linguagem falada.

Vivemos num mundo repleto de tecnologias, essas movimentam a nossa vida com suas infinitas possibilidades de avanço e melhora na condução da vivência social. As abreviações, acrônimos, ortografia adaptada, emojis, logo tudo isso faz parte do internetês. Acredito que você já tenha visto alguma frase assim: “oi td bem q sdds d vc”, claramente exagerei na exposição do exemplo, mas esse tipo de linguagem é muito comum no meio tecnológico. Esse tipo de linguagem informal surgiu pela primeira vez nos anos 1990, com o princípio de polarização da rede, tendo como intuito facilitar e agilizar as comunicações de determinados grupos.

Esse vício de linguagem se difundiu pela internet, e nos dias atuais é possível observar os malefícios desta forma de escrita, nas provas colegiais, enem, numa seletiva de emprego ou concursos que haja redação como prova primordial. Dificilmente você encontrará um adolescente ou até mesmo jovem que se comunica pelas redes sociais utilizando a norma culta ou que apresente uma escrita sem vícios , tal como uma correta acentuação. existem estudos dirigidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora que apresentam um determinado grupo de adolescentes e jovens que não usam o net speak (linguagem da internet), na escola, ou em outros ambientes onde a norma culta é exigida, logo isso se chama ‘Adequação Linguística".

Essas pesquisas apresentam um índice significativo que impacta diretamente na forma de escrever e falar, visto que se escreve errado é porque certamente fala errado. Não existe uma forma de censurar esse tipo de linguagem da internet, ela é viva, na verdade o que deve ser aplicado são formas de usá-la positivamente, e neste aspecto as possibilidades são infinitas, é só usar com criatividade. Mas é fundamental saber diferenciar o uso da netspeak com o uso da norma culta, para cada há um momento pré-determinado. E você, conhece alguém que usa essa linguagem?
 

Comentários comentar agora ❯