Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 12/05/2021 16:24

Governo Federal aplica redução orçamentária de 37% nas Universidades Federais, levando muitas a paralisar as atividades

Google- Ilustração
Governo Federal aplica redução orçamentária de 37% nas Universidades Federais, levando muitas a paralisar as atividades
O que será de um povo sem educação ?

O orçamento destinado às universidades federais teve redução de 37% das despesas discricionárias neste ano. Esta queda afeta os recursos destinados a investimentos e despesas concorrentes, como pagamento de água, luz, segurança, além de bolsas de estudo e programas de auxílio estudantil. A análise não inclui os recursos para salários e aposentadorias, que são despesas de pagamento obrigatório.

Em resposta, o MEC informa que reduziu recursos discricionários da rede federal de ensino superior “ de forma linear,na ordem de 16,5%” e que “não tem medido esforços nas tentativas de recomposição e mitigação das reduções orçamentárias”. Com a redução desses recursos, as faculdades podem paralisar as atividades, segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ainda segundo a Andifes, no ano de 2020 houve uma queda também na relação, quando foi de R$5,5 bilhões.

A reitora da UFRJ, Denise Carvalho, e o vice-reitor Carlos Rocha, alertam para o risco de a instituição”fechar as portas” a partir de julho. “A UFRJ fechará suas portas por incapacidade de pagamento de contas de segurança, limpeza, eletricidade e água. O governo optou pelos cortes e não pela preservação dessas instituições(...) A universidade está sendo inviabilizada”, alertam os reitores da UFRJ. Destacam ainda,que a UFRJ está no enfrentamento à pandemia fazendo testes moleculares de detecção de coronavírus, atendendo pacientes de Covid-19 no hospital universitário e fazendo estudos de identificação de novas variantes e desenvolvimentos de testes sorológicos. O que será de um povo sem educação ?

 

Comentários comentar agora ❯