Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 11/06/2021 10:04

Após tomar as duas doses da vacina, preciso continuar a usar máscara?

Google
Após tomar as duas doses da vacina, preciso continuar a usar máscara?
Proteja-se use a máscara como prova de amor próprio.

Muitas pessoas já estão ansiosas para voltar a normalidade e fazendo planos para depois tomar a vacina. Porém, a rotina não voltará ao normal logo após a imunização, será preciso ter um pouco mais de paciência antes de abandonar o uso de máscaras e a quarentena. Mesmo após tomar as duas doses da vacina, ainda é necessário esperar pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada. Isso porque o mecanismo de funcionamento de uma vacina consiste na introdução de uma partícula chamada de antígeno, que produz uma resposta imunológica no corpo.

Esse antígeno faz com que o corpo seja capaz de reconhecer o vírus e produzir anticorpos. Caso o corpo entre em contato direto com o vírus no futuro, já terá a memória para combatê-lo e conseguirá enfrentá-lo de maneira eficiente. Por este motivo, ao tomar as duas doses da vacina, você só estará protegido depois de algumas semanas. usar máscaras e manter o isolamento social será importante tanto para você se proteger, caso seja parte da minoria das pessoas em que a vacina não gerará efeito imunizante, quanto para proteção de outras pessoas.

Por este motivo, a orientação ainda é que as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo. Após isso, será possível atingir a chamada” imunidade de rebanho”, enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam ser vetores da doença. Use máscara, proteja-se!
 

Comentários comentar agora ❯