29 Junho 2022 - 22:06

Junho Vermelho e Laranja: palestra fala sobre doação de sangue e diagnóstico de leucemias

TJSE
Palestra foi realizada o canal TJSE Eventos, no YouTube

Conscientizar a população para a importância da doação de sangue e diagnóstico precoce das anemias e leucemias foi o objetivo de uma palestra realizada no canal TJSE Eventos, no YouTube, onde ficou gravada. O tema foi abordado pela médica hematologista Lourdes Alice Marinho, assessora técnica do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Dessa vez, o projeto Meses Coloridos, do Centro Médico do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), divulga as campanhas Junho Vermelho e o Junho Laranja.

“Sabemos que nós brasileiros temos uma carência muito grande no aspecto preventivo. Isso só se consegue através de um trabalho persistente de conscientização e o Tribunal de Justiça vem insistindo nisso. Sempre defendo que a educação é o caminho mais seguro e eficiente, por isso estamos comemorando os Meses Coloridos, para conscientizar as pessoas, através aqui do YouTube, principalmente os servidores da Casa”, salientou o Desembargador Edson Ulisses de Melo, Presidente do Poder Judiciário de Sergipe, ao abrir o evento.

A médica iniciou a palestra lembrando que a conscientização a respeito das anemias e leucemias permite um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. “Procurando a ajuda certa e na hora certa, com exames simples, é possível dar o primeiro passo do tratamento. A união dessas duas campanhas, o Junho Vermelho, para doação de sangue; e o Junho Laranja, para prevenção das anemias e leucemias; mostra como é importante correlacionar os dois objetivos e se mostra necessária para entendermos como é a fábrica do sangue, que é a medula óssea, e um pouco do próprio sangue”, apontou Lourdes.

Ela também explicou como funciona a medula óssea, como a doação de células-tronco pode ser feita, a função delas no organismo e como surge a leucemia. “A leucemia se forma nos glóbulos brancos porque a mutação ocorre neles. Quando ficam doentes, não conseguem fazer o que deveriam, que seria a proteção do organismo. Assim, a pessoa fica com o sistema imunológico baixo e consequentemente ocorrem um monte de infecções. Nas leucemias são diminuídas as células saudáveis e aumentam as células doentes que saíram da medula”, disse

Além dos exames que diagnosticam as leucemias e anemias, a médica apresentou estatísticas. "O Inca estima cerca de 11 mil novos casos de leucemia por ano, com cerca de 7 mil mortes. Se identificada de forma precoce, pode ser curada em muitos casos ou monitorada de forma com que a pessoa tenha uma sobrevida longa”, informou Lourdes, lembrando que na rede pública de Sergipe o tratamento de leucemia pode ser feito no Huse e no Hospital Universitário.

Sobre o Junho Vermelho, a hematologista revelou que a doação de sangue ainda é baixa entre os brasileiros, apenas 2% da população. “O ideal seria, de acordo com a OMS, de 3% a 5%. “Se a gente diminuir mais ainda a doção, os estoques caem, enquanto a demanda nos hospitais só cresce. Aqui em Sergipe, o Hemose atende a toda rede pública, então os estoques são necessários para manter o atendimento a pacientes acidentados, que têm leucemia, câncer e outras patologias, permitindo que o tratamento não seja interrompido”, salientou.

Ainda durante a palestra, foram apresentados os requisitos para quem deseja ser doador de sangue e a nota técnica que atualizou os critérios relacionados à Covid-19. Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 só podem doar após dez dias do desaparecimento dos sintomas, bem com assintomáticos com resultado positivo.

"A gente precisa de doadores não só em junho, mas durante todo o ano. Cada doação pode ajudar até quatro vidas", destacou Lourdes. Ao final, a Diretora do Centro Médico do TJSE, Luciana Nobre, lembrou que, nos últimos dias 9 e 10, houve mais uma campanha de doação no Judiciário e foram coletas 45 bolsas de sangue, disponibilizadas ao Hemose.

por TJSE

Comentários comentar agora ❯