18 Outubro 2021 - 18:13

Cras da capital sergipana realizam atividades alusivas ao Dia das Crianças

Ascom/Assistência Social
Cras Maria Diná Menezes, no bairro 17 de Março, promoveu a “Caravana da Alegria”

Durante este mês de outubro, em alusão ao Dia das Crianças, os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado nos 17 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital sergipana, participam de atividades lúdicas preparadas pelas equipes técnicas das unidades administradas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social.

De acordo com a gerente do SCFV da Assistência Social de Aracaju, Karine Oliveira, cada equipamento utiliza uma metodologia própria para receber ou alcançar crianças e adolescentes em seus territórios, assegurando os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus.

“É a continuidade do trabalho remoto, já que ainda não houve o retorno presencial. Os eventos e as entregas dos kits com lanches estão sendo montados por cada Cras, tendo em vista a realidade local e as demandas, seja pela necessidade de reforçar vínculos, manter o usuário mais próximo ou fazer a busca ativa de crianças e adolescentes que estavam se distanciando do Serviço”, explicou.

O Cras Maria Diná Menezes, no bairro 17 de Março, promoveu a “Caravana da Alegria”, em que profissionais da unidade, fantasiados, levaram música, diversão e kits com lanches às residências dos usuários.

Para a coordenadora do Cras do 17 de Março, Josefa Laurentino, a iniciativa foi pensada no momento atual, colocando em prática novas experiências. “O objetivo principal é estreitar os vínculos com os nossos meninos e meninas, indo até a casa de cada um, envolvendo não apenas a criança, mas seus responsáveis. Os pais e os filhos demonstraram muito alegria com a nossa chegada. Eles se sentem importantes, acolhidos. A preocupação do Cras fica evidente. Dessa maneira, saímos da zona de conforto. Ir até o encontro deles foi muito significativo”, relatou.

Outras unidades planejaram acolher os participantes dentro do próprio Cras. Para isso, as visitas foram dividas em blocos, por famílias, evitando aglomerações, como aconteceu no Cras Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa.

“Foi um dia muito especial para as nossas crianças. Um dia regado a muito amor, fruto de um bom planejamento em equipe. Fizemos um circuito com várias brincadeiras, jogos educativos e entrega de brindes a todos os participantes. Assim, mantemos acesa a chama do nosso principal objetivo: fortalecer vínculos. Apesar da distância imposta pela pandemia, os nossos laços continuam fortes e os nossos usuários sabem disso. O Cras continua aqui, de portas abertas, por elas e para eles”, destaca a coordenadora do Cras Jardim Esperança, Luana Dias Chacon.

No Cras Enedina Bomfim, no bairro América, crianças fantasiadas foram até a unidade para participar de uma contação de histórias regionais de terror. Já no Cras Pedro Averan, os usuários e suas famílias foram levados ao Parque da Cidade, situado no bairro Industrial, onde participaram de atividades recreativas, com brincadeiras como queimado, vôlei, cabo de guerra, corrida de saco e esconde-esconde.

A estudante Sophia Hemeth integra o SCFV há seis anos no Cras Maria Diná de Menezes. Ela e sua família são assíduas na participação das oficinas. “Há muito tempo não vou ao Cras. Estava com saudade dessa alegria porque o Cras é isso, felicidade. Estou muito feliz com a vinda deles em minha casa”, relatou ao ser surpreendida com a visita da "Caravana da Alegria".   

por Agência Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.