19 Agosto 2022 - 08:00

UFS recebe Encontro de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

UFS
7ª edição do evento aborda Comunicação e Democracia

Foi aberto ontem, quinta-feira (18), no Real Classic Hotel, em Aracaju (SE), o 7º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). Nesta edição, que traz como tema Comunicação e Democracia, a organização é da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Criada em 2016, a iniciativa tem como principal finalidade assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na área de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Para o reitor da UFS, Valter Santana, o encontro é um momento de reunir gestores de comunicação de todas as IFES do Brasil. “É importante que as universidades possam articular ações em conjunto, integrando-as para que possam expor não só para a comunidade local, mas para as comunidades universitárias, para a sociedade, aquilo que as universidades fazem de melhor. Universidades essas que tem sido atacadas injustamente. Então, aqui é o momento de fortalecer as ações em defesa das nossas instituições”, observou o reitor.

“Estamos dentro de um momento em que a comunicação institucional tem que estar integrada e inserida no contexto de defesa, de avanço das nossas instituições. Fico muito feliz em poder receber em Sergipe esse colegiado de gestores e, a partir daqui, construir ações estruturantes que vão nortear as nossas instituições nos próximos anos”, considerou Valter.

Discussões

De acordo com o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, o Cogecom ajuda também a pontuar questões cruciais referentes à democracia brasileira. “É um momento de se discutir, aprofundar temas relevantes para a sociedade brasileira, e sobretudo para as universidades. Esses dias de trabalho, de discussão, de debate, vão permitir que as universidades coloquem na pauta temas de comunicação, mas também outras questões que interessam à sociedade brasileira, no que diz respeito à democracia, no que diz respeito às formas de controle da sociedade, sobre os meios de comunicação e também sobre o que é produzido em termo de pesquisa, ensino e extensão nas universidades”, lembrou Rosalvo.

A diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt, destacou o Cogecom como um modelo de diálogo importante entre os gestores de comunicação das universidades federais. “É um espaço para discutir a comunicação pública no Brasil, principalmente voltada para as universidades e o nosso cenário de educação. O tema desse ano é Comunicação e Democracia, o que vem em consonância com o nosso cenário nacional, com a discussão do momento”, pontuou a diretora.

“O principal motivo do evento é a troca de experiência. O Cogecom funciona como um grupo de apoio entre aqueles que estão à frente da comunicação nas instituições federais de ensino, para partilhar aquilo que deu certo em cada instituição e conseguir assim fortalecer a comunicação nas universidades”, resumiu Maíra.

A abertura do evento teve a presença da diretora executiva do Cogecom, Rose Pinheiro. “Cada encontro é um novo desafio. A gente adota no Cogecom essa visita às universidades, isso é muito especial, porque a gente conhece novas regiões, novas realidades, avançando na busca de soluções. Com a realidade das nossas universidades, com as questões de orçamento, de recurso, precisamos realizar parcerias, tanto com setores privados quanto parceiros do estado, do município, o que nos ajuda a viabilizar os nossos encontros e a trazer qualidade para que eles aconteçam”, relatou a diretora.

Fortalecimento da comunicação

Conforme o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduíno, o encontro é uma oportunidade para fortalecer a comunicação pública. “É uma atividade muito importante, é fundamental, porque nós entendemos a comunicação como ponto central na gestão, na relação da universidade com a sociedade, então temos muita expectativa com a agenda proposta que teremos ganhos, as experiências trocadas aqui certamente servirão para a gestão e a execução das nossas comunicações”, enfatizou Gustavo.

Já o professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS, Carlos Eduardo Franciscato, que foi o mediador de uma das palestras, comentou sobre a importância de qualificar a informação. “A discussão é sobre comunicação, democracia, informação e desinformação, porque a nossa grande preocupação hoje, além de qualificar a comunicação, tem sido impedir que processos desagregadores, que a gente chama de desinformação, estejam comprometendo parte da qualidade do debate público, parte da qualidade da própria democracia. Estamos refletindo sobre onde está a raiz do problema e como nós podemos, enquanto instituições federais, profissionais de comunicação, sociedade, tentar reequilibrar esse processo comunicacional, para que ele seja mais saudável e isto auxilie a termos uma democracia mais efetiva”, pontuou Franciscato.

Carta de Aracaju

Ainda nesta quinta-feira será criada a comissão para elaboração da carta de Aracaju 2022. O 7º Cogecom, que prossegue até o sábado, 20, abordará ainda a Comunicação Científica: A Experiência da Plataforma The Conversation ao Redor do Mundo, com o editor-chefe do The Conversation Brasil, Daniel Stycer, além de painéis temáticos das universidades.

Na sexta, 19, a programação segue com a palestra Comunicação e Democracia, do professor de Economia e Comunicação da UFS, César Bolaño, e o tema Futura + Universidades Parcerias, Há Mais de 20 anos Trabalhando Juntos para a Promoção da Educação e Transformação Social do País, com o diretor adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto. O encontro será encerrado com a Assembleia Geral e a aprovação da Carta de Aracaju 2022.

Desde 2016, o Cogecom realiza encontros anuais, debatendo políticas nacionais de comunicação social para construção conjunta de ações entre as universidades federais; políticas de cooperação entre as instituições envolvidas, com vistas à transformação do modelo de comunicação universitária; valorização da comunicação pública no ambiente das universidades, com ênfase em princípios como transparência, diálogo com a sociedade, o interesse público entre outros.

por UFS

Comentários comentar agora ❯