13 Agosto 2022 - 05:00

Prefeitura finaliza ações da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose

SMS/Aracaju
Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), finalizou as atividades da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, com a realização do Dia D de ações, com testes rápidos para leishmaniose canina, palestras temáticas, entrega de panfletos, brindes e certificados de coragem para os cães, no Centro de Controle de Zoonose (CCZ), no bairro Capucho. O objetivo foi informar e orientar os profissionais de saúde e a comunidade em geral sobre a doença.

De acordo com a gerente do CCZ, Marina Sena, a leishmaniose é uma doença parasitária infecciosa não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida através da picada de flebotomíneos infectados.

“Tem como fonte de infecção os reservatórios, que no ambiente urbano o principal é o cão e, no ambiente silvestre, as raposas, podendo se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar”, explica Marina.

Aprovação da população

“Trouxe meu cão para participar desta ação, que foi rápida, eficiente e acessível para toda comunidade aracajuana”, relata dona Natalícia Oliveira.

Quem também aprovou foi o senhor Erinaldo Ribeiro.

“Gostei bastante deste dia D, e não deixo passar nenhuma oportunidade de proteger meu animalzinho de estimação”, afirma Erinaldo.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas podem aparecer, em média, entre 2 a 6 meses, e o paciente manifesta, principalmente, febre prolongada e irregular (mais de 7 dias); falta de apetite e perda de peso; aumento de volume abdominal (pelo aumento do fígado e baço); anemia e fraqueza. Já no cão, o animal pode apresentar perda de pelos, descamação da pele, sobretudo no focinho, úlceras na pele, mais comum na orelha, na cauda e no focinho, emagrecimento, desânimo e alto crescimento das unhas.

Serviços de saúde

A pessoa que apresentar esses sinais e sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

“O combate ao vetor é a principal forma de prevenir a leishmaniose. Mantendo limpas as áreas próximas às residências, não acumular resíduos orgânicos, utilizar telas de proteção em janelas e portas, usar repelentes e vacinar os animais. A doença é de notificação compulsória, cujo diagnóstico e tratamento devem ser realizados precocemente para que ocorra redução das taxas de letalidade e grau de morbidade, bem como diminuição dos riscos de transmissão, mediante o controle do reservatório e agente transmissor. a suspeita da doença”, orienta a gerente. 

por SMS/Aracaju

Comentários comentar agora ❯