05 Maio 2021 - 18:32

Projeto da Educação Estadual vence o Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural

A segunda edição do Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural, coordenado pela Academia de Letras de Aracaju (ALA), selecionou o projeto Tramas de Sergipe como o vencedor na categoria Educação. Foram indicados mais três projetos e, por votação dos 39 membros da ALA, o Tramas de Sergipe venceu.

O projeto Tramas de Sergipe é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Educação do Campo e Diversidade (Secad), cujas finalidades são promover o hábito da leitura e escrita e, sobretudo, homenagear a Sergipanidade e os 200 anos de emancipação política do Estado de Sergipe, levando para o YouTube os mais variados gêneros da literatura para dialogar com os estudantes da Rede Pública Estadual e público interessado.

De acordo com o presidente da ALA, Francisco Diemerson, a Academia de Letras de Aracaju tem buscado apoiar as mais variadas manifestações intelectuais em Sergipe, a partir de premiações, seminários e encontros para discussão de diversos temas. O Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural foi criado em dezembro de 2019 com os objetivos de destacar e incentivar ações individuais ou coletivas que promovam o desenvolvimento do campo da cultura em Sergipe por meio de algumas dimensões como a educação, literatura, artes, música, dança, teatro, entre outras.“O Prêmio, além de evocar a figura de Ilma Fontes, acadêmica fundadora da ALA e uma das maiores incentivadoras de projetos culturais em Sergipe ao longo de sua trajetória, também busca evidenciar a importância de valorizar as novas ações culturais e produzir esse intercâmbio de experiências e aprendizados”, ressaltou Francisco Diemerson.

Jeane Caldas, idealizadora do projeto Tramas de Sergipe, é professora da rede estadual, técnica do Secad e contadora de histórias. “O Projeto Tramas de Sergipe foi desenvolvido no ano passado em comemoração ao Bicentenário de Sergipe. A proposta é encontrarmos pelas redes sociais contadores de histórias, professores ou estudantes que possam narrar histórias de escritores sergipanos para divulgarmos no Estude em Casa. Dessa forma, as histórias eram postadas semanalmente com contadores de histórias em vídeos de oito minutos”, explicou.

Sobre o Prêmio Acadêmica Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural, Jeane destaca a honra pelo reconhecimento da iniciativa. “Como idealizadora do Projeto Tramas de Sergipe, sinto-me extremamente feliz e honrada por tê-lo coroado na categoria Educação com o Prêmio Ilma Fontes de Reconhecimento Cultural. Nesse sentido, é uma honra para a Seduc, o Departamento de Educação e o Secad sermos indicados e eleitos pelos representantes da Academia de Letras de Aracaju. Isto significa que o Tramas de Sergipe alcançou seu objetivo: tocar o coração das pessoas por meio das narrativas de autores de Sergipe. É relevante salientar que a escritora, poeta, cineasta e ativista Ilma Fontes foi uma das figuras mais emblemáticas na área cultural de Sergipe. Uma militante das letras, uma mulher inteligentíssima que esteve à frente da sua época e nos deixou há exatamente um mês”, concluiu.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯