31 Dezembro 2021 - 14:14

“Vamos vencer as dificuldades, enfrentar os desafios e fazer muito mais em 2022”, declara Ronaldo Lopes em entrevista

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
Prefeito Ronaldo Lopes durante entrevista na Penedo FM

Neste último dia de 2021, o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes concedeu entrevista ao Programa Lance Livre apresentado pela radialista Martha Martyres na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para fazer um balanço desse seu primeiro ano à frente da administração municipal, bem como para falar sobre projetos futuros.

Assim como para todo o mundo, 2021 foi um ano de muitos desafios devido a pandemia do novo coronavírus, e em Penedo não foi diferente. No entanto, na cidade ribeirinha, o avanço da covid-19 foi freado graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde que conseguiu transformar o município em uma referência no quesito vacinação.

“Graças ao empenho desses profissionais da saúde, conseguimos controlar o avanço da covid-19 em nosso município. Mas não podemos relaxar! É importante que a população procure o posto de vacinação para concluir o esquema vacinal. Só assim conseguiremos garantir uma maior estabilidade para o nosso povo em relação a essa nova variante”, declarou Lopes.

O prefeito ressaltou ainda que a Prefeitura de Penedo não tem medido esforços para vacinar o maior número possível de penedenses dentro do mais breve espaço de tempo possível. “Para isso estamos fazendo busca ativa de quem ainda não foi tomar a 2ª dose e dose de reforço e em breve vamos iniciar uma nova etapa, que é a vacinação de crianças de 05 a 11 anos”, complementou.

Um dos desafios desse ano foi levar assistência, comida na mesa para aqueles que mais precisam. E nesse quesito, a Prefeitura de Penedo também fez sua parte fazendo a maior doação de alimentos já vista na cidade, trabalho executado em parceria com o Governo de Alagoas. “É importante ajudar as pessoas o ano todo, não apenas no natal”, acrescentou.

Rateio

O prefeito também aproveitou a entrevista para falar sobre o pagamento do rateio, dinheiro que deve estar na conta dos servidores no máximo até o final de janeiro. Ronaldo explicou que nunca pensou em não pagar, mas esperou o momento certo para ter um embasamento jurídico e não praticar nenhuma ilegalidade.

“Nunca pensei em não pagar, mas também não queria fazer nada que fosse ilegal. Então fizemos uma lei e a Câmara aprovou. Só estávamos esperando fechar a contabilidade nesse dia 31, para sabermos o que sobrou para fazer o pagamento do rateio para os servidores da Educação”, comentou.

Modernização da gestão pública

Outra marca implantada por essa gestão e que tem sido visível por todos aqueles que precisam acionar algum tipo de serviço público é a modernização dos sistemas, o que tem simplificado o contato e estreitado os laços entre o poder público e o povo, mas ainda há muito o que ser feito nessa área. Sabedor disso, o prefeito explicou que há um planejamento pronto para modernizar toda a gestão pública, até o final do mandato. “Nosso objetivo é acabar com o papel, fazer tudo informatizado, para que a prefeitura seja mais eficiente no atendimento à população, sem tanta burocracia”, afirmou.

Responsabilidade fiscal

Ronaldo declarou ainda durante a entrevista que a prefeitura encerra o ano de 2021 com as contas equilibradas. “Hoje a Prefeitura de Penedo funciona como uma empresa privada, compra e paga. E só compra o que pode pagar”, salientou.

Prova do equilíbrio das contas públicas é de que a gestão tem conseguido fazer importantes obras na cidade com recursos próprios, como por exemplo, a construção de pontes de concreto que dão acesso a povoados e o programa “Meu Bairro Melhor”, que transformou o bairro Senhor do Bonfim, conhecido historicamente como Oiteiro, e em 2022 chegará a outras comunidades.

Concurso público

Outro assunto que não poderia deixar de ser abordado é o concurso público que foi adiado no ano passado, no início da pandemia. Ronaldo explicou que o concurso será realizado, mas com algumas modificações.

“Nós precisaremos lançar um novo edital, mas o anterior está mantido. Quem fez sua inscrição, não precisa se preocupar, pois estarão em vigor os dois editais, o antigo e o novo. Esse novo vai tratar apenas de novas vagas que sugiram na Educação e Saúde e, nesse caso, abriremos novas inscrições para esses novos cargos, apenas”, ressaltou.

Relação com o vice-prefeito

Questionado por uma ouvinte, o prefeito também comentou sobre sua relação com o vice-prefeito. Ronaldo explicou que João Lucas foi quem decidiu romper com a administração, mesmo tendo sido eleito junto com ele no último pleito municipal.

“Como é de conhecimento público, infelizmente, o João Lucas foi quem decidiu se afastar. Ele próprio que foi para as redes sociais anunciar que iria romper conosco, mesmo sempre recebendo todo o apoio necessário e sendo atendido em seus pleitos. Depois disso, ele não tem contribuído com nada. Vi até que esses dias teve uma polêmica a respeito das placas de inaugurações, mas é bom que fique claro que nessas placas colocam-se os nomes de todos aqueles que contribuíram com a obra, não de quem foi contra. Me lembra até aquela época da escola, onde um grupo faz um trabalho e quem não participou fica pedindo para os colegas colocarem seu nome para ganhar nota”, explicou.

Projetos para 2022

Sobre suas metas para o ano de 2022, o chefe do Executivo municipal explicou que o objetivo principal é vencer as dificuldades, enfrentar os desafios e fazer muitos mais. Segundo o prefeito, entre as obras já planejadas, está a pavimentação de mais 16 km de ruas, também em parceria com o Governo de Alagoas e também o calçamento de vias que dão acesso aos povoados.

“Para 2022, as perspectivas são as melhores possíveis. Vamos trabalhar para Penedo continuar crescendo como um todo. Melhorar a vida do homem do campo também é nossa meta, foi uma promessa de campanha, e vamos cumprir. Além disso, vamos reformar as seis escolas municipais que faltam. Estamos só aguardando o resultado da licitação para começarmos, o recurso está garantido”.

A prefeitura também vai construir um Cras no bairro Santa Cecília; novas creches, inclusive nos povoados; expandir a compra da merenda escolar com agricultores locais; e construir um parque municipal.

“Para o ano que vem temos muitos projetos prontos, muitos até com recursos garantidos. Será um ano transformador. Vamos criar a Orquestra Filarmônica de Penedo, que terá sua sede no antigo prédio da Emissora Rio São Francisco, o que representa um ganho cultural enorme. Já na área da Saúde, vamos transformar o antigo Semep em um Centro Médico, com a oferta de todas as especialidades, e contribuir cada vez mais com a Santa Casa para que o Centro de Hemodiálise abra suas portas, possibilitando que penedenses não precisem mais sair de Penedo em busca de tratamento na capital”, revelou.

Ainda durante a entrevista, o prefeito falou sobre a concessão do SAAE e outros assuntos importantes. Clique no player e confira o áudio na integra.
 

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.