12 Janeiro 2022 - 08:46

Defesa Civil emite alerta para Penedo e região diante do risco de enchente do Rio São Francisco

Divulgação
População ribeirinha a não ocupar o leito do Rio São Francisco neste momento

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Alagoas emitiu um alerta para os municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, São Brás, Traipu, Belo Monte, Porto Real do Colégio, Piaçabuçu e Penedo devido ao risco eminente de enchente do Rio São Francisco.

O alerta, enviado aos municípios ribeirinhos, é por conta das fortes chuvas que vem ocorrendo no Centro Oeste brasileiro e Oeste da Bahia, e em função das Barragem de Sobradinho e Xingó estarem próximas de atingir capacidade máxima de acumulação.

No documento, a Defesa Civil pede que os ribeirinhos evitem atividades com embarcações ao menos até o dia 24 de janeiro, bem como orienta também a retirada de bares, animais e residentes próximos ao leito do rio.

O alerta foi emitido depois que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco divulgou um comunicado anunciando a possibilidade de cheias na bacia no decorrer dos próximos dias.

Segundo o comunicado, as vazões defluentes serão elevadas de forma gradual nos dois barramentos até alcançar 4.000 m3. O CBHSF orienta a população ribeirinha a não ocupar o leito do rio São Francisco, bem como suas ilhas visto que vazão como essa só foi observada no ano de 2009, época em que as condições da calha do rio eram completamente diferentes.

Ainda de acordo com o comitê, os municípios da calha do rio São Francisco nas regiões do Submédio e Baixo São Francisco, devem imediatamente realizar um plano de emergência junto a defesa civil e outros órgãos para minimizar os danos às populações que poderão ser atingidas.

Assim que tomou conhecimento dessa informação, o prefeito Ronaldo Lopes marcou uma reunião para esta quarta, 12, com a Defesa Civil do município de Penedo, além de outras secretarias, para analisar e tomar as providências cabíveis sobre esta situação.

Veja nota do CBHSF na íntegra!


Confira alerta da Defesa Civil de Alagoas:


  

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.