Skip to content

Usina termelétrica entra em operação na cidade de Campo Grande

Usina termelétrica entra em operação na cidade de Campo Grande

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou da reinauguração da Usina Termoelétrica William Arjona, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A termoelétrica, movida a gás natural, tem capacidade para gerar 190 MW de energia, o suficiente para atender metade do consumo da capital sul-matogrossense.

A usina estava paralisada há quatro anos. Agora foi adquirida pelo Grupo Delta Energia e reativada em virtude das secas em diversas regiões do país.

“Estou tendo a oportunidade de participar da reativação dessa usina termelétrica, tão importante para o sistema nacional. Uma usina que estava parada desde 2017 e que num esforço do Governo Federal, junto com o Congresso Nacional, que viabilizou diversos projetos para o setor de energia, seja o setor elétrico, seja o setor de petróleo e gás, criaram o ambiente para que esse empreendimento aqui voltasse a operar nesse momento tão importante para o setor elétrico e para o sistema interligado nacional”, ressaltou o ministro Bento Albuquerque.

O ministro destacou ainda que a Usina Termoelétrica William Arjona é um dos 22 empreendimentos que estão sendo implementados em Mato Grosso do Sul, sendo 21 de energia renovável. Os investimentos no setor no estado chegam a R$ 4 bilhões e a previsão é que gerem 15 mil empregos.

“Temos um planejamento, a energia que mais tem crescido no Brasil são as energias renováveis, tanto a solar, eólica, biomassa. E elas têm sido muito importantes neste momento em que o país passa por um período de escassez hídrica sem precedente na sua história. Essas fontes renováveis serão fundamentais para que a sociedade brasileira tenha a segurança energética”, disse o ministro.

Uso consciente
A reativação de usinas termoelétricas reflete a falta de chuvas que o país vem enfrentando, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, e que afeta o nível das usinas hidrelétricas, responsáveis por 65% da matriz energética brasileira.

Em virtude disso, o Governo pede que a população adote medidas de consumo consciente para evitar o desperdício.

Conheça algumas dicas do que você pode fazer para ajudar a economizar energia:

Desligar o chuveiro enquanto estiver ensaboando
Usar lâmpadas de LED, que são mais econômicas
Deixar a torneira fechada enquanto se escova os dentes
Desligar equipamentos da tomada antes de sair de casa
Manter aparelhos eletrônicos desligados quando não estiverem sendo utilizados
Aproveitar a luz do sol durante o dia e manter as lâmpadas desligadas
Ajustar o chuveiro para a posição verão nos dias mais quentes
Não secar roupas atrás da geladeira e abrir a porta do refrigerador somente quando for necessário
Manter portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado e desligá-lo sempre que se ausentar do ambiente
Diminuir a frequência do uso do ferro de passar, assim como da máquina de lavar roupas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica recomenda que os consumidores só comprem equipamentos que consumam menos energia, com selo Procel da classe A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também