16 Abril 2021 - 05:00

Criado sistema de monitoramento de compras governamentais

Secretaria-Geral
Ferramenta contribui para a regularidade e desempenho da gestão

O Governo Federal lançou um sistema para monitoramento diário das aquisições de bens e contratações de serviços e da execução orçamentária, financeira e patrimonial, feitas por meio dos sistemas informatizados, com o objetivo de avaliar a conformidade das operações. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Controle Interno, da Secretaria-Geral da Presidência, e oficializada por meio da publicação da Portaria CISET/SG/PR nº 16/2021.

O sistema não substitui eventuais soluções tecnológicas já utilizadas pelos gestores ou por outros órgãos de controle interno ou externo. As notificações geradas visam a apresentar aos gestores situações que possam indicar riscos operacionais ou oportunidades de melhoria nos processos de trabalho, de forma a contribuir para a regularidade e desempenho da gestão.

Segundo o secretário de Controle Interno, Edson Leonardo Dalescio Sá Teles, “a secretaria inova ao utilizar uma solução tecnológica para atuar preventivamente na análise das compras diretas realizadas pelos órgãos da Presidência da República, uma vez que, além dos editais de pregões, a ferramenta possibilita a seleção de processos de inexigibilidades e dispensas, assim como as adesões a atas de registro de preços, ampliando, assim, a atuação da auditoria interna”.

por Secretaria-Geral

Comentários comentar agora ❯