Skip to content

Ibama e PF realizam operação contra o garimpo na Terra Indígena Yanomami

  • Home
  • Meio Ambiente
  • Ibama e PF realizam operação contra o garimpo na Terra Indígena Yanomami

Ibama e PF realizam operação contra o garimpo na Terra Indígena Yanomami

Brasília (27/08/2021) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal (PF) realizaram nesta quinta-feira (26) uma operação de combate ao garimpo na Terra Indígena Yanomami, em Boa Vista (RR). Ao todo, foram apreendidos 22 mil litros de combustível, três helicópteros, três caminhonetes, um quadriciclo, cerca de 50 equipamentos para garimpo e uma tonelada de alimentos.

A operação teve como alvo uma empresa localizada em Boa Vista (RR) que, durante a ação, foi flagrada carregando helicópteros com combustível, motores, alimentos, mangueiras e geradores, que seriam utilizados para abastecer o garimpo na TI Yanomami.

As multas, no valor de R$ 2,6 milhões, foram aplicadas a pessoas físicas ligadas à empresa por dar subsídios para o funcionamento de garimpos e armazenar combustível sem licença, conforme Artigos 64 e 66 do Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.

Os alimentos e combustíveis foram doados para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e os bens não perecíveis foram depositados no pátio da Polícia Federal.

Esta ação faz parte de um conjunto de operações integradas previstas para 2021, envolvendo diferentes agências e instituições governamentais no combate ao garimpo ilegal no interior na Terra Indígena Yanoami (RR). A operação também contou com apoio da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também