28 Julho 2021 - 09:24

Lixão Zero desembarca em mais nove municípios de Minas Gerais

Ascom MMA
Programa Lixão Zero, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2019

O programa Lixão Zero, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2019, alcançou novamente o estado de Minas Gerais, desta vez com entregas para o consórcio RIDES, localizado no noroeste do estado. Ao todo, são nove municípios alcançados pelas melhorias no sistema de coleta seletiva e reciclagem na região.

Entre as entregas, em valor superior a R$ 4,5 milhões, estão mais de 10 caminhões basculantes e compactadores, além de prensas, trituradores e mesas de triagem, entre outros equipamentos especializados para melhorar a gestão das mais de 15 mil toneladas de resíduo geradas pelos municípios todos os anos.

Monte Carmelo, Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Romaria, Estrela e Dourado Claro são os municípios que somam os mais de 100 mil brasileiros beneficiados pela ação. A organização dos municípios no modelo consorciado permite ações de maior escala, compartilhamento de recursos, mais eficiência no uso dos serviços e estruturas e maior alcance de pessoas beneficiadas.

Com a implementação, a expectativa de recuperação supera mil toneladas de recicláveis e orgânicos anualmente. Nessa projeção, destaca-se uma máquina que permite a reciclagem dos resíduos de construção civil (RCC), com capacidade de 16 metros cúbicos por hora, podendo atender a todos os municípios do consórcio. O material resultante do processo poderá ser reaproveitado na pavimentação de estradas, estradas vicinais, parques e outras obras de infraestrutura.

Além dos nove municípios, seis cooperativas serão positivamente impactadas pela entrega, melhorando as condições laborais de mais de 30 catadores que trabalham para tornar realidade o Marco do Saneamento Básico, sancionado em 2020 pelo Governo Federal, determinando o encerramento de todos os lixões do País até 2024.

Lixão Zero

Lançado em 2019, o programa Lixão Zero atua em diversas frentes, incluindo investimentos e repasses diretos para melhorias na coleta seletiva e reciclagem em municípios de todo o Brasil. Com essa entrega, o Lixão Zero marca mais uma ação no estado de Minas Gerais, que já teve 15 lixões desativados pelo programa, além de entregas em Guaxupé e de edital de R$ 100 milhões para a implantação de usinas de triagem mecanizadas em municípios de todo o estado.

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯