27 Outubro 2021 - 09:06

Mutirão organizado pelo MMA retira mais de 300 kg de resíduos sólidos de praia do Espírito Santo e fortalece o combate ao lixo no mar

Reprodução/MMA
Ação de conscientização para a preservação da natureza

Em mais uma ação de conscientização para a preservação da natureza, o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar, realizou um mutirão de limpeza na praia de Guaxindiba, em Conceição da Barra (ES). A ação foi organizada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, os governos Estadual e Municipal, a Associação de Surf de Conceição da Barra e o Coletivo Socioambiental Sementes da Gratidão, integrando esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

Ao todo, foram coletados 302,8 quilos de resíduos sólidos, dos quais 33,8% (ou 102,3 kg) constituídos por itens plásticos, 22,4% por borracha e 13,8% por petrechos de pesca. Os materiais recicláveis foram recepcionados por catadores do município visando seu reaproveitamento, enquanto os demais resíduos foram direcionados ao aterro sanitário de Aracruz (ES), garantindo assim sua destinação final ambientalmente adequada.

Após a coleta dos resíduos ao longo de 1,5 km da praia de Guaxindiba e a realização da triagem do material recolhido, os dados obtidos foram registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do MMA. Essas informações permitem avaliar e monitorar os tipos de materiais encontrados e identificar suas possíveis fontes e origem, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

A limpeza das praias é essencial para a manutenção da qualidade ambiental, conservação das espécies e ecossistemas e para a realização de diversas atividades econômicas como a pesca, o turismo e a navegação.

Combate ao Lixo no Mar

O Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM) foi lançado pelo MMA em março de 2019 e contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

O Projeto TerraMar, que tem apoiado a implementação do PNCLM nos municípios localizados nas regiões dos Abrolhos (Bahia e Espírito Santo) e da Costa dos Corais (Alagoas e Pernambuco), é coordenado pelo MMA em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯