Skip to content

Plano de Ação Nacional busca preservar espécies de albatrozes no Brasil

Plano de Ação Nacional busca preservar espécies de albatrozes no Brasil

No último domingo, dia 19 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Albatroz, ave migratória que frequenta os mares. E o Brasil possui políticas públicas para preservação de espécies dessas aves. O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Albatrozes e Petréis (Planacap), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Projeto Albatroz, busca reduzir a morte de albatrozes durante as ações de pesca.

O Planacap conta com 47 ações que envolvem pesquisas científicas, educação ambiental, reforço da legislação e desenvolvimento de políticas públicas. O plano já está no terceiro ciclo, cada ciclo dura cinco anos.

Os albatrozes não se reproduzem no Brasil, geralmente constroem seus ninhos em ilhas oceânicas e na Antártida, mas vivem na costa brasileira. O plano envolve a preservação de 12 espécies de albatrozes, sete delas ameaçadas de extinção.

O Planacap está inserido no Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), que reúne 13 países com mares territoriais que são utilizados por albatrozes e petréis para a alimentação, migração ou reprodução, principalmente na porção meridional do planeta. Atualmente, são signatários do acordo: Brasil, Argentina, Austrália, África do Sul, Chile, Espanha, Equador, França, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Reino Unido e Uruguai.

O ACAP tem o intuito de coordenar os esforços dos países envolvidos e estabelecer metas para a conservação destas aves. Em 2008, o Governo Federal ratificou a adesão do Brasil ao acordo.

O Dia Mundial do Albatroz, também criado pelo Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis, busca chamar atenção aos perigos enfrentados por esse grupo de aves, um dos mais ameaçados do mundo em relação às mudanças climáticas.

Saiba mais sobre o ACAP no site: https://acap.aq/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também