16 Maio 2022 - 12:30

Ibama lança Operação Apoena no Parque Nacional da Serra do Cipó

Ibama
Vinícius Mendonça

Belo Horizonte (13/05/2022) – Na próxima semana, de 16 a 20 de maio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza a Operação Apoena. O objetivo da atividade é prevenir e combater os incêndios florestais em propriedades rurais localizadas nas proximidades de Terras Indígenas, Comunidades Tradicionais e Unidades de Conservação. Nesse período específico, os servidores atuarão no Parque Nacional da Serra do Cipó.

A operação será realizada em várias etapas. Nessa primeira fase, que acontece antes do período de ocorrência de incêndios, optou-se pela região do Parna Cipó devido ao histórico frequente de ocorrências de fogo nos últimos cinco anos. Serão vistoriadas propriedades rurais, elaborados laudos de vistorias - que conterão informações da propriedade e recomendações para prevenção e combate aos incêndios, além de notificação do proprietário ou responsável pelo imóvel, se necessário.

Serão verificadas as pastagens, lavouras e vegetação nativa no entorno, as áreas embargadas, as barreiras contra incêndios florestais - como rios e estradas, por exemplo, a disponibilidade de mão de obra das propriedades e terrenos próximos e equipamentos da vizinhança que poderão ser utilizados, no caso da situação exigir.

Prevfogo

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é um Centro Especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.

O trabalho do Centro é realizado em estreita cooperação com as Superintendências Estaduais do Ibama. O Prevfogo conta atualmente com 22 representantes nas Superintendências e Gerências Estaduais que atuam não apenas como colaboradores, mas principalmente como elo entre o Instituto e entidades públicas e privadas, procurando desta forma estabelecer uma linha de ação capaz de atender as necessidades específicas de cada uma das distintas áreas geográficas do país.

Parque Nacional da Serra do Cipó

Distante cerca de 100 km de Belo Horizonte, o Parque Nacional da Serra do Cipó possui uma área de 31.639,18 hectares e 2.481 focos de incêndio (1 foco a cada 12,7 hectares), em média, por ano. Dotada de uma vegetação diversificada, o parque é palco de uma significativa fauna, abrigando animais considerados ameaçados de extinção.

por IBAMA

Comentários comentar agora ❯