17 Janeiro 2022 - 00:00

Toneladas de gases de efeito estufa foram evitados com a utilização de biocombustíveis

MME
O RenovaBio tem como objetivo promover a expansão da produção e do uso de biocombustíveis na matriz energética nacional

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou o balanço de 2021 da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). De acordo com a publicação, dos 142 distribuidores de combustíveis, 118 cumpriram integralmente, ou acima de 85%, as metas estabelecidas – a legislação permite a comprovação dos 15% restantes no ano seguinte.

Segundo o balanço, de um total de 34,8 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) emitidos, incluindo o estoque de 2019, 29,8 milhões foram negociados, dos quais 24,4 milhões foram aposentados pelos distribuidores. Esse valor corresponde a 96,8% do total das metas individuais atribuídas pela ANP e 98,2% da meta global estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Cada CBIO equivale a uma tonelada de CO2. Isso significa que as distribuidoras evitaram a emissão de 24,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa com a utilização de biocombustíveis. O CBIO foi negociado a um preço de R$ 39,31 e movimentou R$ 1,17 bilhões em 2021.

Instituído pela Lei nº 13.576/2019, o RenovaBio tem como objetivo promover a expansão da produção e do uso de biocombustíveis na matriz energética nacional a fim de reduzir a intensidade média de carbono da matriz de combustíveis e contribuir com a redução de emissão de gases causadores de efeito estufa (GEE).

Próximos anos
Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o Comitê RenovaBio é a instância de governança do programa e tem a função de formular, anualmente, as metas de redução de gases do efeito estufa para recomendar sua aprovação ao CNPE.

por Ministério de Minas e Energia

Comentários comentar agora ❯