21 Janeiro 2022 - 13:39

Defesa Civil inspeciona Chã da Jaqueira com drones para atualização de área de risco

Defesa Civil de Maceió
Complexo de Grotas Santa Helena, Chã da Jaqueira

A Defesa Civil de Maceió (DCM) realizou uma inspeção para atualizar as áreas de risco do complexo Santa Helena, no bairro de Chã da Jaqueira, parte alta da cidade. A ação, que é parte do calendário permanente do órgão, ocorreu na tarde desta quinta-feira (20), quando técnicos da Diretoria de Planejamento e Redução de Risco (DPR) realizaram um sobrevoo de drone no local.

Com o voo, os técnicos captam imagens que serão usadas para atualizar a cartografia de risco do complexo. Desde as chuvas que atingiram Maceió em junho de 2021, essa atualização não havia sido realizada.

“Nós estamos atualizando a situação das grotas de Maceió. Com essas informações, nós conseguiremos informar a Prefeitura de Maceió e suas secretarias sobre quais são os pontos que precisam de mais atenção para, então, apontar as melhores soluções para cada ponto, assim como o complexo Santa Helena”, explicou Caroline Lima, que responde interinamente pela Diretoria.

A coordenadora explicou ainda que o resultado da vistoria também será encaminhado ao Previne Maceió, para que um conjunto de ações possam ser realizados em pontos críticos de Maceió.

“Também temos o objetivo de verificar se houve o aumento na quantidade de pontos que precisam de colocação de lona, sendo assim, o trabalho é realmente focado na prevenção do risco. Na próxima semana, deveremos contar com a participação de outras secretarias já visando minimizar riscos para algumas comunidades antes do começo do período chuvoso, a exemplo do que foi realizado no ano passado”, concluiu Caroline.

Previne Maceió

O Programa tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. A ação das esquipes nas ruas é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante o período chuvoso, previsto entre os meses de março a agosto.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e a Defesa Civil Municipal.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯