20 Maio 2022 - 01:00

Saúde de Maceió capacita profissionais para o enfrentamento das arboviroses

Ascom/SMS
Capacitação buscou capacitar para diagnóstico e manejo de casos

A Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (GVDATNT) da Secretaria de Saúde de Maceió realizou a capacitação “Manejo Clínico de Pacientes com Arboviroses”. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), na Cruz das Almas e foi destinado para profissionais da Atenção Básica de Maceió e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O encontro teve como principal objetivo otimizar e qualificar médicos e enfermeiros para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pelos vírus da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com Rosicleide Barbosa, gerente de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis do Município, com o crescente número de atendimentos para casos de arboviroses, os profissionais devem ser capacitados para um atendimento de qualidade, com rapidez e eficácia.

“Devemos preparar esses profissionais para que eles possam conhecer pontos-chave desse manejo, como a hidratação dos pacientes, os sinais de alerta e a gravidade de cada caso, para que assim eles possam encaminhar essas pessoas para um atendimento mais adequado, evitando que muitos quadros se agravem”, explica Rosicleide Barbosa.

Durante o treinamento, foram abordados temas como classificação de risco, protocolos de atendimento, sinais de alarme e encaminhamento de pacientes para determinados serviços de saúde, a depender da gravidade do quadro, podendo ser para Unidades Básicas, Unidades de Pronto Atendimento ou mesmo a rede hospitalar.

Cynthia Dannielle Wanderley, enfermeira e técnica em Vigilância das Arboviroses de Maceió, foi uma das palestrantes e conduziu uma abordagem sobre o cenário epidemiológico da capital, demonstrando em dados os bairros com maiores índices de casos de dengue, chikungunya e zika, além de falar sobre os principais criadouros onde há focos do Aedes aegypti. Ela destacou, ainda, a importância da notificação dessas doenças para que as unidades possam acompanhar melhor esses pacientes.

A enfermeira e coordenadora assistencial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche, Caroline Leite, também colaborou com a capacitação e reforçou junto aos profissionais aspectos da classificação de risco das arboviroses. A profissional fez uma comparação entre o protocolo do Ministério da Saúde com o de Manchester, considerado um dos métodos de triagem hospitalar mais eficazes do mundo. A recomendação dada pela profissional é que sejam usados os dois para uma análise mais rápida e completa do quadro do paciente.

A capacitação contou ainda com a médica infectologista da Secretaria de Saúde de Maceió, Mardjane Lemos, que abordou a parte clínica das três doenças, alertando sobre diagnóstico, exames, sintomas e as formas de cuidado dos casos confirmados.

Adesão dos profissionais 

Thaynara Yasmin atua como profissional de saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos, no São Jorge, comenta sobre a capacitação. “Com o surto de dengue que estamos enfrentando é importante que exista esse tipo de evento para que nós saibamos lidar com as situações diárias, nos capacitar e prestar um atendimento melhor para nossos pacientes”.

Conheça aqui a importância da Prova do Laço e Manejo Clínico de Casos abordados durante a capacitação.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.