09 Maio 2021 - 03:00

Covid-19: asmáticos graves devem redobrar cuidados durante a pandemia

Reprodução/Internet
Pacientes asmáticos devem tomar cuidado com a infecção pela Covid-19

Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas que vivem com asma ficaram alertas por terem maior risco de desenvolver complicações caso sejam infectadas pelo coronavírus. Por isso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió reforçam a necessidade de redobrar os cuidados, especialmente os portadores das formas mais graves da doença.

Vanessa Araújo, médica alergologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica que a asma se caracteriza por ser uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores que contempla os órgãos localizados na cavidade torácica, como tranqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

“Os principais sintomas são falta de ar, tosse, chiado e dor no peito ao respirar, e eles são geralmente desencadeados por alguns fatores como poeira, mofo, produtos químicos, alguns medicamentos, alimentos, mudanças bruscas de temperatura ou mesmo o fator emocional, com picos de estresse”, detalha a médica.

A especialista alerta ainda que a asma, por causar sintomas como a falta de ar, pode ser confundida com a Covid-19. “É preciso lembrar que as duas manifestações são distintas, pois na Covid-19 geralmente ocorre o acometimento de outros sintomas como diarreia, perda de olfato e paladar, febre, entre outros que não ocorrem com a asma. Mesmo sendo duas manifestações diferentes, é preciso que os asmáticos tomem todos os cuidados, mantendo o distanciamento social, para não ser infectado pela Covid, pois são um grupo de risco”.

Sobre o tratamento, Vanessa Araújo destaca que ele consiste em alguns pilares como uso correto de medicações, assiduidade nas consultas com o médico especialista. “A rede popular de farmácias tem medicamentos dispensados gratuitamente e que são grandes aliados no tratamento. Além disso, a higienização dos ambientes ajuda a evitar poeira, ácaros, mofos e outros fatores que podem ocasionar as crises de asma”, finaliza a médica alergologista da SMS.

por SMS Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.