01 Setembro 2021 - 13:39

Moradores de bairros afetados organizam demandas para apresentar à prefeitura

Davysson Mendes/Secom Maceió
Moradores solicitaram apoio da Prefeitura de Maceió para realização de um evento

Os representantes de associações de moradores dos bairros atingidos pelo afundamento do solo, em virtude da exploração de sal-gema, solicitaram ao Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) apoio para a realização de um evento onde os moradores dos Flexais de Cima e de Baixo possam debater sobre as demandas para o local. A solicitação foi feita durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (31), na sede da Prefeitura de Maceió.

Na oportunidade, ficou definido que o evento ocorrerá no dia 22 de setembro, na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro. As rodadas de conversa darão oportunidade aos moradores das localidades a explicar quais são as demandas da população que ainda reside nesses locais a Prefeitura de Maceió, aos Ministérios Públicos e a mineradora Braskem, apontada pelo Serviço Geológico dos Brasil como causadora do problema. O prefeito JHC, que participou da reunião, se colocou à disposição dos moradores e se comprometeu a participar do evento. Segundo ele, será mais uma oportunidade para que os moradores se posicionem sobre o que querem para o local.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Bebedouro, Augusto Cícero da Silva, o evento é promovido pelas associações de moradores de outros bairros. “Eles entenderam que a pauta do Flexal é semelhante a muitas outras áreas atingidas pelos problemas. Tanto é que o evento será público, o que permitirá que moradores de outras áreas possam ouvir as demandas e se posicionar sobre os locais onde moram”, acredita Augusto.

Já Fernando Lima, representante dos moradores do Bom Parto, defende que é necessário manter o foco no que os moradores querem. “Nós demoramos muito para chegar até esse momento. Já são três anos desse problema e agora conseguimos uma parceria com a Prefeitura, então temos que manter o foco no que nós queremos para quando chegar no evento a gente não esmorecer”, disse ele.

Segundo o coordenador do GGI dos Bairros, Ronnie Mota, o município irá participar do evento não apenas dando apoio estrutural, mas ouvindo os pedidos do moradores que ainda resistem nessas regiões.

“Foi um pleito muito interessante, muito propositivo, que é uma reunião com moradores dos bairros, principalmente Flexal de Cima, de Baixo e quebradas e ficou decidido que iremos participar de um grande movimento de escuta da população”, concluiu Mota.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.