29 Novembro 2023 - 05:00

Programa CBF Transforma vai financiar 54 competições femininas pelo país

CBF
Objetivo é promover oportunidades a milhares de atletas e fortalecer a base da pirâmide competitiva nos Estados

Lançado ontem, terça-feira (28), pelo presidente Ednaldo Rodrigues, o Programa de Desenvolvimento CBF Transforma promoverá um investimento inédito na base do futebol feminino.

Ao longo das próximas três temporadas, serão investidos mais de R$ 5,5 milhões na criação de 54 novos “Torneios Femininos de Base”. O objetivo inicial é financiar pelo menos duas competições por Estado.

"Esse programa trabalha com a massificação e a inclusão. O desenvolvimento do futebol feminino é uma das metas da minha gestão e faremos de tudo para colocar cada vez mais meninas jogando futebol. ", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao participar nesta terça-feira (28) da solenidade de lançamento do programa.

Desde 2022, a entidade tem realizado uma ampla coleta de dados com o objetivo de obter um diagnóstico do estágio de desenvolvimento do jogo nos diferentes estados e regiões do país.

Com base nessas informações, ficaram evidentes as lacunas existentes na base do futebol feminino, que carece de competições regionais nas categorias de formação.

Por este motivo, a CBF celebrou em julho o Contrato de Objetivos Acordados do Programa FIFA Forward 3.0, estabelecendo como meta a implementação de novos torneios de base nos Estados ao longo de três temporadas, com ênfase nas categorias Sub-15 e Sub17.

A iniciativa integra a Estratégia para o Desenvolvimento do Futebol Feminino, que conta com uma série de medidas concretas, já implementadas pela gestão do Presidente Ednaldo Rodrigues.

Em março, o presidente regulamentou o futebol misto no país, um marco em prol da inclusão e rumo à igualdade de gênero no esporte brasileiro. Desde então, as competições amadoras podem ser mistas no Brasil e meninas passaram a participar de competições masculinas, principalmente na iniciação desportiva.

Além de fazer parte do marco estratégico da CBF, os investimentos no futebol de base feminino integram o projeto da entidade de sediar a Copa do Mundo em 2027. O Brasil é candidato oficial a receber o evento e o Conselho da Fifa anuncia em maio o país-sede.

SAIBA MAIS SOBRE O CBF TRANSFORMA

O CBF Transforma tem como objetivo transformar o futebol nacional e potencializar o seu impacto social por meio de investimentos em projetos estratégicos de desenvolvimento, promovendo o crescimento sustentável, a modernização e a profissionalização do jogo, em todas as suas dimensões.

O programa foi desenhado para atender às necessidades específicas de cada região do país e possibilitar a descentralização de investimentos e da execução de projetos de fomento da modalidade.

As Federações estaduais serão as principais parceiras da CBF no desenvolvimento do programa, que vai investir mais de R$ 200 milhões nos próximos três anos nesta primeira fase. Parte deste valor foi obtido pela CBF com a venda das duas aeronaves, negociadas pela atual gestão. 

por CBF

Comentários comentar agora ❯