24 Maio 2022 - 08:00

Revista americana de Ciências recomenda livros de docente da Ufal

Divulgação
Livros: "Astronomia para o Ensino Médio" e "Astronáutica para o Ensino Médio"

Os livros para Ensino de Ciências "Astronomia para o Ensino Médio" e "Astronáutica para o Ensino Médio", de autoria da professora Cláudia de Oliveira Lozada, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal), foram recomendados pela Revista Scientific American Brasil, importante veículo de divulgação científica dos Estados Unidos.

Recentemente lançadas, as obras foram recomendadas na categoria de livros de divulgação científica na edição de maio de 2022. Os livros foram escritos em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do ABC e abordam conteúdos de Astronomia e Astronáutica, com enfoque STEAM e Maker, sendo voltados não apenas para o público escolar, mas também para o público em geral que se interessa por essas áreas.

“Estudar e entender Astronomia e Astronáutica pode ser de grande ajuda na compreensão do Universo e da Terra e seus fenômenos e as interações que os seres humanos estabelecem nesses contextos”, afirma a professora ao explicar que o conteúdo é destinado não somente a professores e estudantes de Ensino Médio, mas a todos os interessados no tema.

A Revista Scientific American é uma renomada revista de divulgação científica dos Estados Unidos com alcance global, sendo também publicada em diversos países, tendo a sua edição no Brasil. “Além do mais, o currículo de Ciências da Natureza da Educação Básica proposto pela Base Nacional Comum Curricular, constam diversos tópicos de Astronomia que são abordados na unidade temática ‘Terra e Universo’, e os livros didáticos trazem esses tópicos de Astronomia e conteúdos de Astronáutica em seções de curiosidades e textos complementares, portanto, é uma temática que permeia o currículo brasileiro”, explica.

SBF

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) também citou os livros da professora Cláudia em reportagem (confira na foto abaixo). A SBF foi fundada em 1966 e está sediada na USP em São Paulo, possuindo 12 comissões voltadas para diferentes temáticas da Física, incluindo a área de ensino.

Cláudia Lozada

Além das pesquisas em Educação Matemática, a professora Claudia também realiza estudos em Ensino de Ciências, tendo publicado trabalhos na área com foco na formação de professores e recursos didáticos. Em 2020 ganhou um importante prêmio científico – Best Paper Awards – na categoria Educadores – pela Columbia University nos Estados Unidos, tendo ganhado prêmios de destaque em 2021 no 2º Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no 1º Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada.

por Jacqueline Freire/Ufal

Comentários comentar agora ❯