22 Outubro 2021 - 17:06

Secretaria Especial da Cultura lança campanha interministerial Respeitável Circo

Sammi Brito
Marca da campanha "Respeitável Circo!" (Divulgação) e a companhia circense Pilombetagem

Secretaria Especial da Cultura e Funarte lançam a campanha interministerial Respeitável Circo! no dia 20 de outubro, quarta-feira, às 16h. A cerimônia será realizada no Auditório do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com apresentação de espetáculo circense. A iniciativa integra ações nas áreas de cultura, educação, saúde, direitos humanos e assistência social, em benefício da população circense itinerante no Brasil. Durante o evento, a instituição vai apresentar a cartilha da campanha Respeitável Circo!, material que busca orientar agentes públicos e instituições, e também o Selo Município Amigo do Circo.

Na ação, a Funarte, órgão vinculado à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio do seu Centro de Artes Cênicas e de sua Coordenação de Circo, conta com a parceria do Ministério da Saúde, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Educação, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Programa Pátria Voluntária. A campanha tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da atividade artística circense no país e de qualificar a intervenção dos agentes públicos dos municípios, dos estados e do Distrito Federal, na implementação de ações regionais.

A Fundação tem uma história de quase 40 anos de comprometimento e respeito com a arte circense. Entre as ações voltadas a esses artistas, realiza a gestão da Escola Nacional de Circo (ENC), localizada na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). A ENC é referência para toda a América Latina no campo da formação em Circo. O corpo docente prepara artistas profissionais para atuar em circos de lona e em diversos setores das artes e cultura. A Escola oferece bolsas de estudos, por meio de concurso público, para brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos. O Curso Técnico em Arte Circense foi criado a partir de uma parceria institucional entre a Funarte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Para o Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, o circo é aquele lugar mágico e atemporal em que uma criança se depara com todo um universo extraordinário e milagroso. “Tendo isso em mente, a Secretaria Especial da Cultura, através da Funarte, iniciou a campanha interministerial Respeitável Circo, o Circo é aquele momento místico em que a arte e a imaginação caminham de mãos dadas para o reino soberano da fantasia, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento da atividade artística circense no país e na implementação de ações regionais que integra ações nas áreas de cultura, educação, saúde, direitos humanos e assistência social, em benefício da população circense itinerante no Brasil”, finalizou.

"Desde que cheguei à diretoria do Centro de Artes Cênicas da Funarte, me foi pedido um olhar especial para o circo. Sabemos que todos os artistas foram diretamente afetados pela pandemia, mas a atividade artística circense foi uma das mais prejudicadas. Nesta campanha, procuramos levantar questões específicas desses grupos, como a natureza itinerante e a necessidade de obter renda e trabalho nas cidades por onde passam”, ressalta o diretor José Maurício Moreira, reafirmando o compromisso da instituição com a população circense.

A coordenadora de Circo da Fundação, Anna Flávia Oliveira, destaca a importância da integração dos gestores (públicos e privados) e do público em geral com a atividade circense. “Circo e cidade precisam estar juntos. O circo leva arte, cultura e diversão por onde passa. Alcança lugares distantes, mobiliza plateias de todas as idades e classes sociais. Já a cidade pode receber o circo com toda sua estrutura, alegria e o respeito que ele merece!”.

Sobre a cartilha da campanha Respeitável Circo!

A cartilha da campanha Respeitável Circo! procura facilitar o acesso do artista circense a programas de assistência social, saúde, educação e, também, estimular o incentivo à formação de público. Busca ainda auxiliar na redução dos empecilhos de ordem burocrática para a montagem das lonas nas cidades por onde passam. Na cartilha, são esclarecidos os direitos, deveres e principais necessidades desses artistas. Ela também pretende conscientizar os gestores públicos e privados de que o circo é uma atividade artística e cultural reconhecida por lei e que, como tal, deve ser apoiada de várias formas.

Sobre o Selo Município Amigo do Circo

A Funarte, com o apoio dos parceiros interministeriais, vai contemplar agentes públicos municipais com o Selo Município Amigo do Circo, premiação que terá abrangência nacional. A iniciativa deve ser realizada no dia 27 de março de 2022, data em que se comemora o Dia Nacional do Circo.

A campanha Respeitável Circo! apresenta uma série de sugestões que podem ser adotadas para melhorar a situação dos circos itinerantes. Para mais informações sobre como apoiar o circo na sua cidade, procure um dos ministérios integrantes da campanha, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, ou alguma instituição representativa dos circenses.

Lançamento da campanha interministerial Respeitável Circo!

Dia 20 de outubro, quarta-feira, das 16h às 18h

Apresentação de espetáculo circense

A cerimônia vai contar com a presença de autoridades parceiras, gestores estaduais e municipais e do público em geral. Entrada restrita à lotação do espaço.

Evento gratuito

Local: Auditório do Bloco A
Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF, 70.054-906

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte|Secretaria Especial da Cultura|Ministério do Turismo| Ministério da Saúde | Ministério da Cidadania | Ministério da Educação | Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos | Programa Pátria Voluntária | Governo Federal

Mais informações sobre a campanha: campanharespeitavelcirco@funarte.gov.br

Outras ações e editais da Funarte: www.funarte.gov.br   

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯