Skip to content

Catálogo do projeto Antinomia, premiado pela Funarte, está disponível para download gratuito

  • Home
  • Cultura
  • Catálogo do projeto Antinomia, premiado pela Funarte, está disponível para download gratuito

Catálogo do projeto Antinomia, premiado pela Funarte, está disponível para download gratuito

Já está disponível para download, gratuito, o catálogo do projeto Antinomia – Recorte Contemporâneo do Rio Grande do Sul no Acervo do MAMAM. A publicação digital é desdobramento do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 9ª edição, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. A iniciativa incluiu a doação de obras de Frantz, Marina Camargo e do duo Ío para o acervo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), localizado em Recife (PE). Também foi realizada uma exposição imersiva online. Dessa forma, o catálogo Antinomia traz as obras que integraram a exposição, além de textos dos curadores e reflexões sobre a poética dos artistas.

De acordo com os organizadores, Laura Cattani e Munir Klamt, o projeto surgiu do desejo de contribuir para uma maior representatividade e integração das produções artísticas de diferentes regiões do país, levando ao público pernambucano um recorte da arte contemporânea do Rio Grande do Sul.

Com relação ao nome Antinomia, a palavra foi escolhida por indicar contradição entre duas proposições apresentadas com lógica, coerência e rigor, mas que chegam a conclusões distintas. Nesse sentido, as obras selecionadas são caracterizadas por suas dessemelhanças de temas, conceitos e formas, mas que cercam, neste recorte curatorial, um núcleo temático.

No caso de Frantz, são fotografias de um friso da Capela Dourada do Recife, cujos rostos dos soldados romanos foram vandalizados. As imagens, ampliadas e impressas sobre tela, são recobertas por verniz, o que lhes confere uma dimensão pictórica. Trindade, do duo Ío, é uma escultura inspirada na estrutura de uma boleadeira – arma tradicional dos Charruas – na qual, no lugar de pedras, estão as cabeças de João Batista, Orfeu e Obatalá. Beckton Alps, de Marina Camargo, narra a transformação de uma zona industrial britânica em uma montanha artificial.

Sobre o edital Marcantonio Vilaça

A Funarte realiza há 15 anos o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça. Atualmente, o concurso encontra-se na 10ª edição e tem o objetivo de fortalecer acervos de patrimônios de arte e sua exibição pública. Além disso, visa estimular a produção artística digital, a reflexão sobre as artes visuais e a difusão de suas várias formas de expressão artística.

O Prêmio Marcantonio Vilaça possui grande representatividade no campo das artes visuais. Ao longo dos anos foram doados mais de 50 conjuntos de obras artísticas para instituições museológicas do país. O certame foi instituído pela Lei 11.125, de 20 de junho de 2005.

Acesse aqui para baixar gratuitamente o catálogo Antinomia, de Laura Cattani. É necessário fazer um cadastro antes.

O catálogo também está disponível no site do Instituto Torus e pode ser baixado AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também