14 Julho 2021 - 13:11

Brasília ganha a rota do rock, com inauguração de uma placa comemorativa

Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press - 18/6/88
Foto: Icônica apresentação da Legião Urbana, no Estádio Mané Garrincha, em 1988

O rock que, na década de 1980, colocou Brasília no mapa da música popular brasileira, passa a ser ainda mais valorizado a partir de hoje, com a inauguração na Torre de TV, da primeira placa do roteiro turístico que vai contar a história dessa manifestação cultural na capital do país. Não por acaso, o ato ocorre na data em que é comemorado o Dia Mundial do Rock — estilo cultuado por pessoas de diferentes gerações.

Com a Rota do Rock, que tem Philippe Seabra, guitarrista e vocalista da Plebe Rude, como curador, e produção de Tata Cavalcante, tanto os moradores da cidade quanto os visitantes passarão a ter um novo olhar sobre Brasília. Inicialmente, serão instaladas 40 placas.

Na avaliação de Philippe Seabra, a Rota do Rock vem celebrar a cultura candanga e apontar para as novas gerações um caminho de espontaneidade, inerente a esse gênero musical. “O que levou as bandas surgidas na década de 1980 a fazerem esse tipo de música foi a curiosidade intelectual, lucidez e a urgência necessárias naquele momento”, destaca. O rock de Brasília — É patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, pela Lei Distrital nº 5.615.

Merecimento
Para Digão, vocalista e guitarrista dos Raimundos (banda dos 1990), a cidade merece uma iniciativa como esta. “Quando tocamos em outras cidades brasileiras e no exterior, sempre nos apresentamos como uma banda de Brasília e temos o respeito do público. Tudo isso começou nos anos 1980, com as bandas formadas por amigos da Turma da Colina (conjunto de prédios habitados por professores da UnB), que viriam a formar bandas que tinham o punk rock como referência”.

As placas a serem instaladas nas estações da Rota do Rock seguem um padrão internacional de sinalização, com informações também em inglês e espanhol, para atender a turistas estrangeiros. O visitante poderá conhecer, ainda, o fato ocorrido ali, ao acessar um QRCode. Com isso, será possível ampliar este conteúdo no Google Earth. Nesses espaços, serão realizadas promoções musicais no estilo Porão do Rock e Rock na Ciclovia, que fazem parte da história da música brasiliense.

15 primeiras placas a serem instaladas

• 1 - Torre de TV: onde vários grupos se apresentaram ao longo dos anos

2 - Upis: palco de várias apresentações musicais

• 3 - QI 8, Lago Norte: residência de Philippe Seabra

• 4 - Colina UnB: onde moravam vários dos músicos

• 5 - Ed. Rádio Center: onde muitas bandas ensaiavam

6 - Esplanada dos Ministérios: palco de grandes shows de aniversário da cidade

• 7 - Estádio Nacional Mané Garrincha: apresentação de Legião Urbana e Capital Inicial

• 8 - SQS 303: residência de Renato Russo

• 9 - Espaço Cultural Renato Russo: antigo Teatro Galpãozinho (508 Sul)

• 10 - Entrequadra 110/111 Sul: Food’s, onde as bandas subiam em caminhões para se apresentar

• 11 - Centro de Convenções Ulysses Guimarães

• 12- Concha Acústica de Brasília: lançamento do LP Rumores

• 13- Centro Comercial Gilberto Salomão, Lago Sul: local do primeiro show do Aborto Elétrico

• 14 - Residência Raimundos, QI 9 do Lago Sul: casa do Digão

• 15 - Ermida Dom Bosco: palco de vários shows de rock 

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯