23 Janeiro 2022 - 15:32

O que levar em consideração quando diversificar sua carteira de investimentos?

Caso você esteja começando a fazer seus investimentos agora, muito provavelmente você já deve ter escutado falar que ter uma carteira de investimentos diversificada é o caminho certo. Quanto mais investimentos você tiver dentro de sua carteira, maiores serão as chances de você conseguir diluir o seu risco de perder.

Entretanto, é necessário que você saiba escolher muito bem qual classe de ativo irá selecionar, e até mesmo o quanto desse ativo você deve ter em sua carteira. Por mais que a escolha do investimento dependa do perfil de quem está investindo, a ideia geral é sempre a mesma: possuir uma carteira mais diversificada para poder aumentar os seus ganhos e também diminuir os seus riscos.

Por exemplo, quando alguma de suas fontes de renda acaba passando por um problema, as outras que você tiver em sua carteira vão poder proteger o seu patrimônio, de forma total ou parcial.

A diversificação é algo fundamental, e investidores que são mais conservadores podem distribuir seus investimentos com um foco maior em títulos que são pós-fixados, sendo que eles devem responder a pelo menos 50% dos ativos que você tem dentro de sua carteira, principalmente em um momento de instabilidade econômica.

Entretanto, para os investidores que são mais arrojados, travar uma grande parte de seu dinheiro em renda fixa pode ser uma ideia ruim, já que isso significa que ele vai perder algumas oportunidades de ter ganhos significativos.

Não caia na armadilha de pulverizar seus investimentos

Por mais que especialistas aconselhem a diversificação da carteira, é necessário fazer isso com moderação. Por mais que a diversificação diminua os riscos em sua carteira, quanto mais espalhados estiverem seus ativos, maiores serão os danos causados também.

A famosa armadilha da pulverização acontece quando você acaba diversificando demais a sua carteira, e isso acaba fazendo com que o seu rendimento diminua bastante, igualando quase aos índices de mais importância no mercado.

De forma geral, o aconselhado é que você não tenha mais do que 15 ativos em cada uma das classes. Ou seja, nunca compre mais do que 15 CBD de apenas um banco. O mesmo vale para o setor de criptomoedas, já que quanto mais moedas você escolher, mais disseminado estará o seu dinheiro.

Diversificando com criptomoedas

Quem está procurando mais diversidade em sua carteira de investimentos provavelmente já pensou em entrar no setor de cripto. Muitas pessoas têm medo desse mercado, por conta de sua volatilidade e também por causa da falta de regulamentação, mas investidores que são arrojados sabem que existem diversas oportunidades surgindo a todo momento nesse setor.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, você não precisa atuar como trader para conseguir lucro no setor de cripto, muito pelo contrário, uma das estratégias mais lucrativas que existem no mercado é a de holding. Nessa estratégia, o investidor vai sempre comprar o ativo na próxima baixa significativa, e vai então segurá-lo até a próxima alta histórica, onde vai efetuar a venda.

Claro, esse tipo de investimento geralmente não vai oferecer uma renda passiva para você, e por conta disso, esse é o tipo de ativo mais indicado para quem está disposto a acompanhar todas as movimentações do mercado.

Como aprender mais sobre o setor de cripto

Para saber mais sobre a indústria cripto-activa, uma boa ideia é procurar uma plataforma Bitcoin que lhe ofereça uma troca segura, tenha apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana, por especialistas e seja fácil de usar - como a Bitcoin pro.

O setor de criptoativos está sempre evoluindo, sendo que ele é baseado em uma tecnologia específica, conhecida como blockchain. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de indústria oferece apenas criptomoedas baseadas em especulação, mas a verdade é que esse sistema oferece a oportunidade para que vários projetos diferentes, com os mais diversos objetivos, tenham a oportunidade de receber investimentos.

Além disso, trata-se de um setor que é completamente descentralizado, de forma que você não terá que utilizar nenhum tipo de banco para guardar os seus ativos, podendo fazer isso diretamente em uma carteira de hardware. Entretanto, para fazer a compra e venda, é recomendado que você escolha uma boa corretora, que seja confiável e tenha um bom renome no mercado.

por

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.