21 Abril 2021 - 01:14

Como conseguir mais curtidas no Youtube: dicas para engajamento

Com um número cada vez mais expressivo de seguidores, o YouTube é uma das plataformas mais disputadas do momento. Com tanta gente, conseguir chamar a atenção para seu canal iniciante pode ser um verdadeiro desafio!

O algoritmo dele não facilita a vida de pequenos e ainda desconhecidos youtubers, e por isso algumas informações são valiosas na hora conseguir mais curtidas no Youtube.

Por isso é muito importante saber como ganhar seguidores. Um bom começo é utilizar os serviços de sites que administram seguidores a exemplo da site Subsly.

Sem uma quantidade expressiva de seguidores, o canal não tem acesso aos recursos de monetização da rede social, muito importante para qualquer iniciativa, além, claro, de gerar mais reconhecimento para o seu trabalho.

Além disso, o número de assinantes mostra ao algoritmo que os vídeos postados são relevantes para o público e assim seu crescimento é garantido. Aparecendo para mais pessoas, mas se engajarão e por aí adiante.

Dicas que vão ajudar você a conseguir mais curtidas e engajamento

Preparado para saber como otimizar seu canal para que ele consiga cada vez mais seguidores? Anota aí!

1. Use palavras-chave

Uma das principais formas utilizadas para encontrar um vídeo no YouTube é usando palavras-chave, ou seja, aquelas expressões que tenham relação direta com o seu conteúdo.

Ao realizar a busca de um vídeo por meio de um termo, os que geralmente aparecem primeiro são os vídeos que contém aquelas mesmas palavras pesquisadas.

Por isso, é importante usar as palavras-chaves tanto no título quanto a descrição do vídeo e sempre com os termos mais procurados pelos usuários da plataforma.

Um bom exemplo é, em vez de dar como título para uma publicação “Meu vestido”, pode ser interessante usar “Vestido de festa”.

2. Constância e frequência nas postagens

Definir uma periodicidade paras as postagens é muito importante! Apesar do grande trabalho que dá produzir e postar seus próprios vídeos, se seu canal se propõe a a publicar um vídeo por dia, faça-o!

Se a produção diária fica muito pesada para você, opte por publicações semanais, ou quinzenais. Ou em certos dias da semana. Mas o importante é que seu público confie que no dia prometido ele encontrará o vídeo novo no canal. Lembre-se, essa garantia de periodicidade fideliza a audiência!

3. Atenção à thumbnail

Aquelas miniaturas que aparecem na busca do YouTube são as thumbnails e sua escolha é tão importante quanto o conteúdo que será apresentado.

E elas são algo que merecem uma atenção especial, pois são a primeira coisa que as pessoas olham antes mesmo de ver os seus vídeos.

Crie uma thumbnail chamativa que exemplifique bem o conteúdo que você apresenta no vídeo.

Mas não use “click baits”, imagens apelativas apenas para conseguir cliques, pois isso irá gerar muitos dislikes nos seus vídeos e esse não é nosso objetivo!

O importante é criar uma miniatura bonita e que tenha tudo a ver com o conteúdo que você está criando e publicando.

Mesmo que você não tenha grandes habilidades com programas de edição de imagens, existem na rede páginas como o Fotor, que permitem criar thumbnails para os seus vídeos de maneira simples e intuitiva.

4. Usar os cartões do YouTube

Os cartões do YouTube são uma opção que deixam seus vídeos ainda mais interativos. Este recurso permite exibir vídeos e listas de reprodução, assim como canais ou links durante os últimos 20 segundos do vídeo.

Complementar as produções e melhorar a experiência do seguidor com informações importantes é a ideia principal dos cartões.

Além disso, eles também contribuem para que o usuário continue navegando na plataforma caso os links sejam redirecionados para outros vídeos ou canais.

5. Oferecer conteúdo de qualidade

Para ter sucesso e conseguir seguidores e curtidas no YouTube, assim como em qualquer rede social, é fundamental prezar pela qualidade do conteúdo oferecido.

Planeje o que vai publicar. Crie um roteiro que garanta a continuidade do raciocínio e invista na quantidade de informações que o vídeo trará para os internautas sempre contando com um começo, um meio e um fim.

Detalhes técnicos como iluminação e qualidade das imagens também precisam estar sob controle e dentro do roteiro planejado.

A ideia é prender a atenção e fidelizar o público, nunca esqueça. Alguns programas podem ajudar na hora desta produção e da edição: Adobe Premiere Pro, o After Effects ou o Sony Vegas.

6. Divulgue seu canal

Divulgar seu canal em outras redes sociais é uma atividade também muito importante na hora de conseguir curtidas e seguidores.

Lembre-se que a grande maioria dos usuários de YouTube está conectada às outras redes sociais. Por isso, invista tempo e dinheiro (se for o caso) na divulgação do seu canal.

No perfil do Instagram, por exemplo, é possível colocar o link na bio para que o público também possa acessar o conteúdo do YouTube facilmente.

E, se você já tiver mais de 10 mil seguidores, outra ótima opção é usar o “Arrasta para cima” nos Stories, para que assim o usuário seja redirecionado automaticamente.

7. Capriche no título do vídeo

Depois da miniatura, o texto é a segunda coisa que os olhos do internauta vê de seu vídeo.

Uma das melhores formas de ganhar visualizações no YouTube é criar um título que não seja muito longo, mas que deixe claro o conteúdo do vídeo.

Evite os títulos com informações que você não dá ou frases sensacionalistas, já que isso pode acabar chamando atenção de forma equivocada.

Outra coisa a evitar são títulos muito curtos ou muito longos, o ideal é que ele tenha entre 50 e 100 caracteres.

8. Interaja com o seu público

Em qualquer rede social, interagir com sua audiência é fundamental. Se você quer ter um público fiel, nada mais normal e esperado que exista uma comunicação entre vocês.

Responda perguntas sempre que estas forem feitas. Curta comentários. Se houver uma crítica, aceite e contra-argumente se puder.

A ideia é mostrar que por trás de um canal de YouTube está você, uma pessoa de carne e osso, que está atenta às necessidades de seu público.

9. Use o Call to Action

O “call to action”, ou CTA, estratégia muito usada por profissionais de marketing, pode ser um método bem interessante para conquistar mais seguidores no YouTube.

O “chamar para a ação”, como diz a tradução literal do termo, é sugerir, perguntar ao usuário alguma coisa.

Por exemplo: “curtiu o vídeo? Inscreva-se, deixe sua curtida aqui no canal e conheça mais conteúdo…” este chamado estimula o sentimento de pertencimento do usuário e o predispõe a contribuir com você, a participar de uma ação.

10. Atenção ao tempo do vídeo

Ao planejar o roteiro do seu vídeo, pense com cuidado na duração dele. Nem muito curto, nem muito longo. As informações precisão estar apresentadas de forma dinâmica e compreensíveis e sem que se tornem monótonas.

A duração não deve ser muito longa, nem muito curta. As informações devem ser apresentadas de forma dinâmica, podendo ser entendidas, mas sem ficar enjoativas.

Dar uma olhada na concorrência ajuda também nessa hora. Vídeos de entre 5 e 10 minutos são a média e parecem ser o ideal.

Agora é partir para a ação

Com essas 10 dicas, você tem as ferramentas básicas que vão lhe ajudar a conseguir mais curtidas no Youtube. Use-as com sabedoria e veja seu número de seguidores começar a subir.

Parta para ação e cresça no YouTube!

Comentários comentar agora ❯