19 Janeiro 2022 - 09:20

Viajar para os Estados Unidos está mais fácil! Confira aqui como tirar seu ESTA

Reprodução
Viajar para os Estados Unidos está mais fácil

Passear na Disney, curtir Nova Iorque ou qualquer outro lugar dos Estados Unidos da América está mais fácil do que nunca. A passeio ou por motivo de trabalho, o visto de entrada é agilizado por meio de um programa de isenção, com acesso on-line, rápido e muito simplificado.

Na prática, o procedimento é feito por meio do sistema eletrônico para autorização de viagem, ferramenta disponível na Internet para facilitar o acesso de quem procura saber mais sobre como tirar o esta (Eletronic System for Travel), e todo o procedimento necessário.

O principal objetivo do ESTA EUA é diminuir as filas de embaixadas ao redor do mundo, fortalecer a política externa e evitar situações como a entrada de terroristas ou de potenciais criminosos. Assim, a autorização de viagem ESTA surge como uma importante estratégia para o controle migratório.

E como se faz para tirar o ESTA? Muito simples. Basta acessar o formulário on-line do governo norte-americano e preencher as informações solicitadas, da forma mais precisa possível e conforme os dados que constam no passaporte do viajante. Atenção, não pode deixar de fornecer nenhuma informação solicitada.

Também informe um e-mail válido ou de uso mais frequente para receber o devido retorno, que serve ainda como um comprovante de seu pedido. Cada solicitação de visto por meio do ESTA é processado em até 72 horas, prazo validado a partir do pagamento de uma taxa em dólar para o procedimento ser concluído.

A facilidade adotada pelo governo norte-americano atende a 40 países, inclusive o Brasil, sendo específica para período de permanência de até 90 dias para turistas em busca de lazer ou em função de viagem motivada por negócios.

Os cidadãos de países que não fazem parte do Programa de Isenção de Visto devem buscar o visto de turismo tradicional. Nesse caso, é necessário preencher uma solicitação online em inglês, pagar uma taxa em dólar e ainda realizar uma entrevista presencial, para só então ter a entrada liberada pelos agentes do Consulado ou da Embaixada.

Com a aprovação do visto, o turista deve imprimir o documento e ter uma cópia para apresentar ao setor de imigração, junto com o passaporte. Depois disso é só seguir viagem para desfrutar de dias incríveis em outro país, conhecer novas culturas e viver experiências que jamais serão esquecidas.

Caso a resposta imediata seja pendente, isso significa que o sistema está verificando outras informações para analisar a solicitação do ESTA.

Mas isso não é motivo para desespero, já que nem mesmo o informe de negado deve ser entendido como veto à entrada nos EUA. Nestes casos, a orientação é se dirigir até uma embaixada dos Estados Unidos para solicitar o visto tradicional e resolver alguma pendência que caso surja durante o curso do processo.

Vale ressaltar que o Visto Americano de Turismo tem validade de 10 anos para brasileiros, embora isso não signifique que o visitante possa permanecer esse tempo por lá. Em média, o agente migratório libera seis meses de permanência em solo americano, com possibilidade de retorno após um determinado período fora do país.
 

Comentários comentar agora ❯