25 Fevereiro 2021 - 17:30

Estado inicia distribuição das 37.400 doses de imunizantes contra Covid-19 amanhã (26)

Thiago Duarte
Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o PNI para solicitarem o quantitativo de vacina de cada cidade

Alagoas recebeu mais 37.400 doses de vacinas contra o novo coronavírus e, com a nova remessa, a vacinação será ampliada para os idosos entre 79 e 82 anos, além de continuar com a iminização dos trabalhadores da saúde. As doses dos laboratórios Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a distribuição aos municípios alagoanos nesta sexta-feira (26).

São 24.000 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 13.400 vacinas da CoronaVac (Sinovac/Butantan). Todas as vacinas estão armazenadas nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca. As Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e fazer o agendamento para a retirada dos imunizantes e dos insumos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esse novo cenário de mais vacinas irá garantir a expansão da faixa etária do atual público alvo que, atualmente, são os idosos, além de aumentar o número de profissionais de saúde imunizados.

“Todos os esforços que estão sendo feitos são para trazer maior proteção para o povo alagoano, priorizando agora os nossos idosos e também aqueles profissionais que cuidam dos outros, que são os trabalhadores da saúde. A vacinação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde e, por isso, cada município deverá seguir o calendário e o cronograma elaborado pela Sesau junto ao PNI/AL, respeitando essa nova faixa etária para os idosos, e dando continuidade a imunização dos profissionais de saúde”, destacou o secretário.

O quantitativo enviado do imunizante AstraZeneca é referente a primeira dose, já as vacinas da CoronaVac são referentes ao quantitativo para aplicação das duas doses. Com isso, o PNI/AL fará o envio do quantitativo de vacinas para a aplicação da primeira dose e, posteriormente, o quantitativo da segunda dose será disponibilizada para os municípios.

Armazenamento – Assim que as doses dos imunobiológicos chegaram ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, seguiram direto para a câmara fria do PNI/AL, local que ficarão armazenadas até que os representantes dos municípios façam a retirada.

Segundo Diego Hora, gerente de vigilância e controle das doenças transmissíveis da Sesau, o PNI/AL está com a distribuição descentralizada com a retirada acontecendo na Central de Arapiraca e na Central de Maceió.

“Quando as vacinas chegam até o prédio do PNI/AL, fazemos a verificação da temperatura e depois levamos até a câmara fria, onde controlamos regularmente a temperatura entre 2° e 8° graus. Seguimos todas as normas de segurança para garantir que a vacina chegue até o cidadão com total eficácia”, explicou o gerente.

Para fazer a retirada dos imunizantes e insumos, as Secretarias Municipais de Saúde precisam fazer uma solicitação usando o Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar com as Centrais de Distribuição. Os municípios que têm como referência a Central de Maceió devem fazer o agendamento pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, e as gestões municipais com referência à Central de Arapiraca precisam agendar pelo número: (82) 3530-0085.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯