21 Abril 2021 - 08:00

3ª edição do Juventudes Contemporâneas debate pandemia e tempos de crise

Divulgação
Evento gratuito acontece nos dias 12 e 14 de maio

O Seminário Juventudes Contemporâneas é um evento organizado pela Rede de estudos e pesquisas sobre ações e experiências juvenis (Reaj) e tem o objetivo de reunir pesquisadores e pesquisadoras da área das Ciências Sociais e Humanas que se dedicam a refletir sobre o fenômeno da juventude em suas mais diversas manifestações. Em decorrência da situação de pandemia da covid-19, a terceira edição que tem como tema "Resistências e Recrudescimentos em tempos de crise" e acontecerá entre 12 e 14 de maio de 2021 no formato on-line.

“Jovens das mais diversas partes do país atravessam nesse momento um período bastante turbulento, fortemente marcado por perdas de familiares e amigos, mas também por problemas estruturais que têm impactado de maneira decisiva a vida desses agentes sob os mais diferentes aspectos. A escassez de recursos materiais, o desemprego em massa, o fechamento das escolas e a redução das possibilidades de lazer são algumas das questões que a juventude, especialmente aquela pobre e periférica, têm vivenciado de maneira mais intensa desde o ano passado, o que não significa afirmar em hipótese alguma que se trata de problemas novos”, explicou o professor João Bittencourt, do Instituto de Ciências Sociais da Ufal.

“No contexto contemporâneo, a crise, que é econômica, política e social, se torna uma importante chave para a compreensão das práticas juvenis, uma vez que ela se apresenta como um cenário que potencializa a observação das dificuldades enfrentadas pelos jovens, como também as estratégias e táticas mobilizadas por estes para existir e resistir a essas investidas”, afirma.

Pensando nesse embate entre os obstáculos enfrentados pelos jovens e as possibilidades de confrontação e superação destes, o seminário tem como título "recrudescimentos e resistências em tempos de crise". A programação contará com duas conferências, duas mesas-redondas, quatro simpósios temáticos, além de oficinas e uma atividade de lançamento de livro.

Veja a programação completa aqui.

por Ufal

Comentários comentar agora ❯