18 Outubro 2021 - 17:04

Bispo Valdemir Ferreira celebra primeira missa em Arapiraca na noite deste domingo (17)

Carlos Magno (Ascom Arapiraca)
Primeira missa celebrada em Arapiraca pelo novo bispo da Diocese de Penedo

Fiéis católicos, líderes religiosos e representantes da sociedade civil organizada acompanharam, na noite deste domingo (17), na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, a primeira missa celebrada em Arapiraca pelo novo bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira.

O Papa Francisco nomeou o novo bispo em agosto deste ano para a vaga deixada por Dom Valério Breda, que faleceu em junho do ano passado.

A celebração de acolhida ao novo bispo da Diocese de Penedo contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa; secretários municipais; o pároco de Arapiraca, padre Paulo de Melo, e os 12 padres das 11 Paróquias e das duas Áreas Pastorais, além de Diáconos, líderes religiosos e seminaristas de 30 municípios da região.

O bispo emérito Dom Hildebrando Mendes também participou da celebração de acolhimento.

No encerramento da missa foi dada a palavra ao prefeito Luciano Barbosa, que, em nome do povo de Arapiraca, deu boas-vindas a Dom Valdemir Ferreira.

“Nossa cidade é bastante acolhedora a todos que chegam, de forma especial, aos que chegam da Diocese de Penedo, como Dom Constantino, Dom Valério e, agora, Dom Valdemir Ferreira. Também gostaria de saudar Dom Hildebrando e monsenhor José Neto, que dizem muito do que o povo de Arapiraca é acolhedor”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

Biografia

Dom Valdemir nasceu em 30 de março de 1960, em Nova Canaã (BA) e estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG).

Seus estudos de teologia foram na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Ele foi ordenado presbítero em 6 de setembro de 1987, em Ibicuí (BA). O religioso foi nomeado bispo de Floriano (PI) pelo Papa Bento XVI em 17 de março de 2010.

A ordenação ocorreu em 30 de maio daquele ano. Em 4 de maio de 2016, foi nomeado bispo de Amargosa (BA), onde estava até a nomeação para Penedo. A diocese de Penedo estava sem bispo desde a morte de Dom Valério, que faleceu no dia 16 de junho de 2020, aos 75 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯