15 Agosto 2023 - 03:00

Reunião da Sociedade de Bioquímica e Biologia Molecular será em Alagoas

Divulgação
Prazo de inscrição para entrega de resumo de trabalho vai até o dia 20 (domingo)

De 15 a 18 de novembro será realizada em Maceió a 15ª edição da Reunião Bienal da Sociedade Brasileira de Química e Biologia Molecular (SBBq) que tem a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) como umas das instituições organizadoras. Dotada de diversificada programação, a Reunião contará com a participação de pesquisadores nacionais e locais e é a primeira vez que é sediada no estado. O prazo para a inscrição do resumo dos trabalhos se encerra no próximo dia 20 (domingo).

“Ter um evento em Alagoas em Bioquímica e Biologia Molecular será importante para o avanço nas discussões sobre temas diversos que a Bioquímica aborda com estudantes e docentes locais. Teremos a participação de palestrantes de diversos estados do Brasil, principalmente do Nordeste. Alagoas terá também pesquisadores participando como palestrantes e mediadores de mesas redondas”, destaca o professor Francis Gomes Soares, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal e membro da comissão organizadora do evento.

A Reunião será realizada no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maceió, transcorrerá das 8h30 às 19h e tem como tema central Bioquímica e Biologia Molecular Aplicada. De acordo com o professor Francis, durante os quatro dias de realização a Reunião consistirá num evento de imersão para profissionais da área, estudantes e pesquisadores. Também, é de grande relevância como oportunidade de troca de conhecimentos e de estabelecimento, assim como, fortalecimento de novas parcerias de trabalho. 

Entre os temas de debates, estão: Agentes antiobesidade: uma busca por novos agentes terapêuticos; Bioquímica e microbiologia aplicadas a produtos biotecnológicos direcionados à saúde; Biodiversidade vegetal e aplicabilidades na produção de fármacos, alimentos, fragrâncias, cosméticos e agroquímicos; Insetos como um modelo para a pesquisa do metabolismo; e Explorando propriedades biológicas de proteínas de origem vegetal.

Sobre a positividade da 15ª Reunião da SBBq, Sociedade que existe desde 1967, para a Ufal, o professor Francis Gomes enfatiza: “Adicionalmente, o evento contribuirá para o desenvolvimento do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) e demais programas da instituição alagoana onde a Bioquímica e a Biotecnologia se inserem, colocando em posição protagonista as pesquisas desenvolvidas no Nordeste e em Alagoas”.

Doutor em Bioquímica e Fisiologia Vegetal, o professor Francis Gomes leciona a disciplina Bioquímica para cursos da área de saúde e para os cursos de Química do Campus A.C. Simões. É coordenador do Laboratório de Metabolismo e Proteômica e no âmbito da instituição pertence a dois programas de pós-graduação: o Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) e o Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), do IQB.

Apoio

O pesquisador destaca que, além da SBBq e Ufal, são órgãos apoiadores da 15ª Reunião a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Alagoas (Fapeal) e o Ifal. A comissão organizadora conta ainda com participação de professores de várias faculdades particulares, como a Universidade Tiradentes (Unit) e o Centro Universitário Cesmac. “Teremos participação ampla de estudantes e docentes de Alagoas. Essa é a nossa expectativa”, declara o pesquisador Francis Gomes.

Mais sobre a 15ª Reunião Bienal da SBBq no site

por Ufal

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.