Skip to content

Juiz de Penedo conta história da Justiça em Alagoas no Dia da Memória do Poder Judiciário

  • Home
  • Alagoas
  • Juiz de Penedo conta história da Justiça em Alagoas no Dia da Memória do Poder Judiciário

Juiz de Penedo conta história da Justiça em Alagoas no Dia da Memória do Poder Judiciário

A história da Justiça em Alagoas desde o período colonial até os dias atuais. Esse será o tema da palestra que ocorre no próximo dia 10, a partir das 14h, em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário Brasileiro. O evento, realizado em parceria entre Escola Superior da Magistratura (Esmal) e Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas (CCMPJAL), receberá inscrições de magistrados e demais servidores do Tribunal de Justiça (TJAL), bem como do público em geral, até dia 7 de maio por esse link.

Clique aqui para obter mais informações sobre a palestra e conferir a programação do evento.

A palestra ocorrerá de forma on-line com transmissão ao vivo pelo Zom Meeting. Quem conduzirá o encontro será o juiz Claudemiro Avelino de Souza, bacharel em História pela Universidade Federal de Alagoas, membro da comissão do Centro de Cultura e Memória do TJAL, membro efetivo do Instituto Histórico Geográfico de Alagoas (IHGAL), da Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados e da Academia Maceioense de Letras.

Dia da Memória do Poder Judiciário Brasileiro

Celebrada desde o ano de 2020, por estabelecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a data faz referência ao alvará de 10 de maio de 1808 de D. João VI, que criou a Casa da Suplicação do Brasil. A iniciativa foi implementada dois meses após a família real se estabelecer no Rio de Janeiro, onde chegou no dia 7 de março daquele ano, para fugir da ameaça de invasão por Napoleão Bonaparte e preservar a independência portuguesa.

Além da preservação da memória institucional da Justiça, a data enfatiza a importância da memória como parte do patrimônio cultural brasileiro – conforme prevê o art. 216 da Constituição Federal -, aproxima o Judiciário da sociedade e mostra que a missão do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos 91 tribunais que atuam no Brasil é resguardar a Constituição, garantir os direitos e assegurar proteção e igualdade para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também