Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 08/10/2009 14:30

Curtas, Médias e Moduladas

 

Piaçabuçu tem sede de água e de respeito.


Há anos o programa Lance Livre ouve as reclamações do povo de Piaçabuçu sobre a qualidade da água e a falta do chamado “líquido precioso”.

Há anos tenta-se encontrar uma solução para o problema que foi abraçado, inclusive, pelo Ministério Público, através do Promotor de Justiça Alberto Fonseca, sem sucesso.

A CASAL, órgão responsável pelo fornecimento de água no município, quando procurada e quando decide dar satisfação sobre sua missão pública, diz que a água é de “excelente qualidade” e apresenta um calhamaço de análises de laboratório que confirmam a versão oficial mas não convencem o povo que convive com um líquido escuro e até mal cheiroso saído de suas torneiras.

Agora, para completar, há quatro dias a população convive com a falta de água e o vai e vem de homens, mulheres e crianças com latas d’água na cabeça une-se à bela paisagem da margem do rio São Francisco que, indiferente ao descaso, segue seu destino em direção ao mar.
Enquanto isso, a conta continua chegando aos consumidores. E tem data de corte estabelecida pelo não pagamento.

 

Pedofilia


Nos últimos dias a imprensa tem registrado inúmeros casos de pedofilia e violência sexual contra crianças. Em Penedo não é diferente. Alguns fatos têm vindo à tona, graças ao trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares e pelo que observamos no último registro, aos professores que estão preocupados e atentos às mudanças de comportamento de seus alunos.

No entanto, a sociedade está careca de saber que apenas um percentual muito reduzido desse tipo de crime é denunciado. A maioria é cometida por pessoas da confiança ligadas à vítima e mesmo familiares.
Pedofilia é um crime inaceitável. Isso explica a manifestação do povo favorável à pena de morte.

 

Padroeira de Penedo

A tradicional procissão de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Penedo, não é mais a mesma. Nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, menos de uma centena de pessoas acompanhava o cortejo que seguia, melancólico, pela Avenida Getúlio Vargas.

Segundo alguns fiéis, reflexos dos novos tempos e da falta de noção de determinados pastores que insistem em posturas ortodoxas e pregações prolixas e cansativas às quais não resistem nem mesmos os mais fervorosos devotos da Igreja.

Penedo tem uma tradição religiosa das mais representativas em Alagoas. Conhecida nacionalmente pela beleza, imponência e importância de seus templos, a cidade vem perdendo espaço na realização de grandes eventos religiosos como a Semana Santa, Festa da Padroeira, celebração do 13 de Maio (Dia de Nossa Senhora de Fátima) e tantas outras datas significativas para a fé dos penedense católicos.

No Bom Jesus dos Navegantes, não fosse a chamada “Festa Profana” que tanto incomoda a muitos setores da Igreja, certamente teríamos a tristeza e constatar essa realidade.
Ou será que não se fazem mais santos como antigamente?
 

Comentários comentar agora ❯

  • Paulo Santos Infelizmente hà coisas que nunca muda mesmo, e uma delas é a falta de respeito ao povo, pois é quase impossivél aqueditar que a inda é cobrada a melhoria da qualidade dessa agua para a população de Piaçabuçu, tenho em minhas lembranças, uma vez que acordei para trabalhar, quando eu morava ai em Penedo e liguei o radio foi quando ouvi Vocês do prog. Lance Livre através de Luiz Carlos fazer esta mesma solicitação juntamente com o povo da cidade citada, e o mais triste é ver que se passaram tantos anos e na foi solucionado, a sorte do povo é que ainda tem a Penedo FM para ficar lembrando a CASAL....