29 Novembro 2021 - 22:30

Programa Futuras Cientistas incentiva envolvimento de estudantes em Ciência e Tecnologia

Ascom/Sedetec
Programa Futuras Mulheres chega a sua 8º edição em 2022

Estimulando a adesão de mulheres a carreiras nas áreas científica e tecnológica, o Programa Futuras Mulheres chega a sua 8º edição em 2022. Esta é a primeira vez que Sergipe participa da programação, que ocorrerá de forma virtual durante o mês de janeiro, entre os dias 03 e 31. A iniciativa tem como objetivo promover o processo de familiarização de alunas e professoras do ensino médio de escolas da rede pública estadual com pesquisas na área de Ciência e Tecnologia, a partir de atividades desenvolvidas em laboratórios de instituiç̧ões parceiras.

O programa Futuras Cientistas é promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com o apoio do Governo de Sergipe por meio do Sergipe Parque Ecológico (SergipeTec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife também compõe a parceria.

Segundo a gestora de Tecnologia da Informação do SergipeTec e coordenadora do programa no Parque Tecnológico, Carla Almeida, diversas atividades, como experimentos científicos, realizações de palestras e imersões virtuais, estão previstas na programação. “As atividades visam aproximar meninas das ciências exatas e das engenharias, e apoiá-las durante a primeira etapa de seu processo de formação profissional”, salientou.

“O Futuras Cientistas é mais uma das parcerias que a Seduc firma no sentido de fazer com que esses programas cheguem às nossas escolas. Nosso apoio tem a finalidade de que o maior número possível de meninas participe da produção de pesquisa científica e tecnológica”, explicou a coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades) da Seduc, Danielle Virginie.

Grupos

As estudantes e professoras selecionadas no programa terão a oportunidade de integrar dois grupos de trabalho. O primeiro deles será formado por professores do Grupo de Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR-UFS), que trabalharão a temática “A Construção e Implementação de um Robô Móvel”. Neste grupo, será apresentada uma introdução em algoritmos e conceitos necessários para a construção da parte mecânica e eletrônica de um robô, bem como noções voltadas à programação do sistema de controle para movimentação autônoma.

Já o segundo grupo de trabalho abordará a temática “Biocombustíveis e Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos”, com experimentos que permitirão às participantes adquirir conhecimentos sobre pesquisas na área de reaproveitamento de resíduos e biocombustíveis. Nesse sentido, busca-se incentivar o desenvolvimento do senso crítico das participantes nas discussões teóricas.

“Fomentar o envolvimento de alunas e professoras com a produção de pesquisa científica e tecnológica desde o ensino médio é um grande passo para o desenvolvimento da área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe. O Futuras Cientistas é um passo em direção à capacitação técnica de excelência para nosso estado”, destacou o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯