Skip to content

Ampliação da ponte sobre rio Poxim será marco na melhoria da mobilidade em Aracaju

  • Home
  • Sergipe
  • Ampliação da ponte sobre rio Poxim será marco na melhoria da mobilidade em Aracaju

Ampliação da ponte sobre rio Poxim será marco na melhoria da mobilidade em Aracaju

Atenta ao crescimento da cidade e acompanhando as novas demandas impostas pela sociedade à medida que vai se modernizando, a Prefeitura de Aracaju tem voltado o olhar para o aprimoramento da mobilidade urbana. Com este intuito, dentro do Projeto de Mobilidade Urbana e de um Planejamento Estratégico, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a obra de ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia.

A partir do serviço, a ponte passará a contar com três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com 12 m de largura cada, além de uma ciclovia e duas pistas para pedestres. O equipamento possui uma extensão de 160 m e a ampliação em mais 4 metros envolve seus dois lados.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a obra é fundamental para atender uma nova configuração do trânsito de veículos da capital, já que a ponte Juscelino Kubistchek foi construída há 64 anos.

“A ponte fica localizada na avenida Beira Mar, que possui um fluxo muito intenso, sobretudo nos horários de pico. A avenida possui três faixas, mas a ponte só duas. Isso causava um afunilamento, que complicava o trânsito, causava transtornos e até acidentes. Quando for concluída, a obra vai trazer uma melhoria significativa naquela região, dando mais fluidez e segurança durante a travessia, não só para condutores, mas também para pedestres e ciclistas”, frisa.

A obra

Em ritmo acelerado, a obra continua em fase de cimbramento, com a armação e forma das vigas de sustentação da nova faixa da ponte, no sentido Centro/Praias. Nos próximos dias, será passado o concreto deste lado, e montado o cimbramento do sentido contrário.

O cimbramento é toda a estrutura metálica de suporte provisório que sustenta o peso do concreto a ser aplicado. O processo de cura da massa, em que o concreto atinge sua resistência máxima, dura cerca de 28 dias. Após esta etapa, a Emurb iniciará o mesmo procedimento no sentido Praias-Centro.

Planejamento

Para consolidar a melhoria, a Prefeitura investe R$ 20.971.282,97. A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também