20 Maio 2022 - 15:14

"Valorizamos os investimentos na educação para gerar oportunidades, emprego e renda", diz Belivaldo durante evento do Senac

Reprodução
Governador ressaltou importância de iniciativas conjuntas para o crescimento de Sergipe

Nesta quinta-feira (19), o governador Belivaldo Chagas participou da inauguração do Centro de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Aracaju. O novo espaço integra ambientes pedagógicos para formação de profissionais dos ramos de hotelaria e culinária, representando mais uma oportunidade de formação técnica qualificada para o estado.

O Centro de Gastronomia inclui o novo Restaurante-Escola Senac Bistrô, com capacidade de atendimento de até 104 clientes. O espaço está situado no edifício Manoel Aguiar Menezes Neto, localizado na avenida Barão de Maruim, e é fruto de um investimento superior a R$ 13 milhões.

Com mais de 2,9 mil m², o local contempla salas de aula teórica, salas administrativas, enoteca, auditório, laboratório de gastronomia, cozinhas pedagógicas e cozinha de restaurante com laboratório de confeitaria. Conta, ainda, com recepção e suíte de hotel simuladas, algo ainda inédito no estado. No total, os ambientes podem atender a uma média de até 130 alunos por turno.

Na oportunidade, o governador salientou a importância do ensino profissionalizante para Sergipe. "O sistema Fecomércio Sesc/Senac vai preparando profissionais para que possamos atrair turistas, investindo na educação. Valorizamos os investimentos na educação para gerar oportunidades, emprego e renda. É por isso que estaremos distribuindo R$ 200 milhões para apoiar a educação dentro dos 75 municípios sergipanos. É um prazer ver gente comprometida com o desenvolvimento do estado, cada ente fazendo sua parte na parceria. Enquanto a gente gera emprego e renda, os impostos estão acontecendo, e temos o governo que bem aplica para fazer crescer. Que bom que estamos aqui, diante de quem fez mais por Sergipe. Parabéns aos empreendedores, à Fecomercio, ao Senac, e sucesso a todos", afirmou Belivaldo Chagas.

Segundo a diretora regional do Senac, Priscila Dias Felizola, os investimentos voltados à expansão da instituição tem colaborado para sua consolidação como referência. "Esperamos dar oportunidade a toda a população para se capacitar e sair daqui totalmente preparada. É mais um empreendimento entre tantos outros que estamos entregando, como o de Nossa Senhora da Glória, o de Propriá e outros que estamos desenvolvendo para chegar a todo o estado. Este centro é altamente moderno, e nele, além dos cursos de gastronomia, estamos desenvolvendo também o segmento de hospitalidade. Então, nossos alunos saem preparados tanto na teoria quanto na prática para poderem empreender e garantir o sustento de sua família", destacou.

O deputado federal e presidente do sistema Fecomércio Sesc/Senac, Laércio Oliveira, ressaltou o caráter integrativo do novo espaço, que oferece suporte ao impulsionamento da economia. "Fizemos o nosso melhor por este centro de gastronomia. Hoje, aqui estamos para fazer esta celebração e viver este momento tão especial. É um ambiente belíssimo, de muita qualidade, recheado do que há de melhor no país para formar trabalhadores na área de gastronomia e hotelaria. Há estudos que mostram a vocação de Sergipe para a gastronomia, e a gente quer proporcionar um ambiente apropriado para que essa vocação seja despertada. Temos que oferecer o melhor equipamento para formar os melhores. E este é um projeto inovador, que transforma vidas", disse.

Homenagem

O prédio no qual o Centro de Gastronomia está abrigado leva o nome do empresário Manoel Aguiar Menezes Neto, falecido aos 56 anos, em fevereiro de 2021, vítima da covid-19. Os familiares do empresário receberam uma homenagem da organização, que convidou à palavra o empresário Henrique Brandão, pai de Manoel.

"Manelito viveu 45 anos na casa ao lado deste centro, então é muito importante estar aqui hoje. Temos que continuar trabalhando para ver Sergipe crescendo", enfatizou.

Estiveram presentes na solenidade, ainda, o deputado federal Fábio Mitidieri; os deputados estaduais Luciano Bispo, Zezinho Sobral, Luciano Pimentel e Capitão Samuel; o presidente eleito do sistema Fecomércio Sesc/Senac Sergipe, Marcos Andrade; o superintendente Maurício Oliveira e a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias; os prefeitos Edvaldo Nogueira e sua vice, Katarina Feitoza (Aracaju), Eraldo de Cabeça Dantas (Boquim) e Marcell Souza (Campo do Brito); o ex-governador Gilton Garcia; os reitores Jouberto Uchôa (Unit) e Valter Joviniano (UFS); o superintendente do Ministério da Saúde, Tiago Rangel, e da Caixa Econômica, Ismael Boaventura; o superintendente do SEBRAE-SE, Paulo do Eirado, e o diretor-técnico Brenno Barreto; o presidente da OAB-SE, Danniel Costa; os secretários estaduais José Carlos Felizola (Segg), José Augusto Carvalho (Sedetec), Marco Antônio Queiroz (Sefaz) e Dernival Neto (Sead); o padre Marcelo Conceição; e os familiares de Manoel Neto. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯