18 Agosto 2022 - 08:48

Fundat promove oficina sobre Gestão de Pessoas para os colaboradores


A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu a oficina presencial de capacitação sobre Gestão de Pessoas, destinada aos colaboradores da Fundação, com o objetivo de aprimorar as habilidades e competências dos servidores. A oficina aconteceu nos dias 16 e 17, das 13h às 17h, no auditório da Fundat, localizado na rua Itabaianinha, 164, Centro.

A Fundat sempre busca desenvolver e levar ações de forma a motivar e aperfeiçoar o conhecimento dos colaboradores, com o foco de proporcionar um ambiente profissional cada vez mais integrado, além de fortalecer as relações internas entre os servidores.

Para a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, é fundamental investir na qualificação do servidores, por meio de oportunidades que estimulem neles a busca pelo conhecimento. “Acredito que, para mantermos a qualidade do atendimento ao público, primeiramente, precisamos zelar e priorizar a manutenção do relacionamento e da rotina de trabalho entre os setores. O intuito desta oficina também é esse: estimular o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores para que se sintam valorizados no dia a dia de trabalho. Isso, sem dúvida, refletirá no atendimento ao público, pois exercemos um trabalho que precisa ter paciência, atenção e a empatia ao lidar com pessoas que estão buscando algum dos serviços”, declara a presidente.

O conhecimento transmitido ficou por conta da instrutora e consultora do Sebrae, Luciene Macedo, que, alongo da oficina, abordou aspectos voltados a como gerir as pessoas da melhor forma. Além disto, o atendimento ao público também foi pontuado, através do ensino sobre a maneira adequada de atender os cidadãos que buscam os serviços da Fundat, uma vez que os colaboradores da Fundação lidam, diariamente, com as pessoas em suas rotinas de trabalho, por meio da oferta dos serviços de qualificação, emprego e renda que o órgão disponibiliza.

O propósito dessa iniciativa é fazer, também, com que a comunicação entre as equipes se fortaleça ainda mais, a fim de que o atendimento ao público continue fluindo com qualidade e agilidade. Para isso, durante a capacitação, a instrutora Luciene trouxe dinâmicas para integrar os colaboradores e deixá-los mais à vontade para a absorção do conteúdo sobre as competências necessário ao ambiente de trabalho.

A instrutora Luciene conta sobre a experiência em proporcionar conhecimentos aos servidores da Fundat e como é essencial a oferta de capacitações como essa.

“O princípio de gerir pessoas é saber como lidar com elas, então, trazer isso para um órgão público se torna importante para aprimorar os conceitos básicos da gestão de pessoas, como a motivação, liderança, comunicação e desenvolvimento de equipes”, afirma a consultora do Sebrae.

A servidora da Fundat Luana Porto é formada em Recursos Humanos e participou da capacitação. Ela conta como foi a experiência em adquirir mais conhecimento sobre gestão de pessoas.

“Foi muito interessante participar porque a instrutora passou aprendizados para a gente que vão agregar ao nosso atendimento e também na integração entre as equipes. Foi uma experiência única e estou muito feliz de ter feito parte dessa oficina”, relata a Luana.

O diretor de Cooperativismo e Empreendedorismo, Arnaldo Almeida, que também participou da oficina, ressalta a importância da ação e fala sobre os aprendizados que adquiriu.

“É sempre bom aprendermos e aprimorarmos as competências. A gente lida com as pessoas, então, é preciso buscarmos a excelência no atendimento todos os dias, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. A oficina foi instigante para dar aquele gás a mais e aproximar ainda mais os colaboradores a aperfeiçoar nosso atendimento com o público”, explica Arnaldo. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯