16 Agosto 2022 - 18:41

Manutenção da rede de drenagem garante resiliência da cidade perante alta de chuvas

Mesmo com a incidência de chuvas intensas no último fim de semana, não foram registrados grandes transtornos na cidade. Isso se deve a um trabalho preventivo da Prefeitura de Aracaju que, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), assegura a resiliência da rede de drenagem diante de um alto volume de águas pluviais.

Somente no domingo (14), a Defesa Civil de Aracaju registrou o acumulado de 91, 1 milímetros de chuva, equivalente a 93,5% do volume esperado para todo o mês de agosto, que é de 97,4 milímetros.

As equipes da Diretoria de Operações atuam todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, levando serviços como desobstrução de ‘bocas-de-lobo’, troca de tubulação e substituição de tampas e grelhas danificadas, para garantir que a água consiga seguir seu curso dentro das galerias. Isto faz com que, diante das fortes chuvas, a população não sofra com alagamentos e enchentes.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, este foco assegura mais qualidade de vida para as famílias.

“Houve um tempo, em Aracaju, que as pessoas iam dormir preocupadas no período chuvoso. Às vezes, passavam a noite em claro, com medo de perder seus móveis e até mesmo sua casa. Graças à nossa manutenção diária, além das obras estruturantes em áreas historicamente afetadas, sobretudo na zona Norte, a exemplo de todo o bairro Dom Luciano e Soledade, as comunidades não correm mais este risco. Essa mudança de perspectiva mexe com a vida das pessoas, só que para melhor”, destaca o gestor.

O trabalho feito, diariamente, pela Emurb é gerado pelo mapeamento de pontos sensíveis e com potencial de alagamento, e também a partir de solicitação da população. Nesta segunda-feira, 15, o serviço é realizado nos bairros Centro, Japãozinho, Lamarão, Aeroporto, Siqueira Campos, Jardins, José Conrado de Araújo, Ponto Novo, Bairro América e Novo Paraíso.

“A limpeza urbana, feita pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos [Emsurb], é outro fator importante para evitar alagamentos, já que, com os resíduos descartados irregularmente nas ruas sendo coletados, a água da chuva não leva esse material para dentro da rede e ela não fica obstruída. É um trabalho feito em conjunto para beneficiar a população”, frisa Ferrari.

Solicitação de serviços

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, presencialmente, na sede da Emurb, que fica na avenida Augusto Franco, 3340, Ponto Novo, ou ainda pela página no Instagram da Empresa, pelo endereço @emurb_aju. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯