14 Dezembro 2021 - 07:00

Resultado do Encceja já está disponível e aprovados podem solicitar certificação

Seduc/SE
Candidatos que ficaram com pendências no último Exame podem solicitar uma nova chance

O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja/2020) já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar a plataforma, é necessário ter o login único dos portais gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas. A solicitação do certificado pode ser feita a partir desta terça-feira, 14.

Os alunos que foram aprovados deverão solicitar à instituição certificadora indicada no ato da inscrição a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, no caso de aprovação em todas as áreas do conhecimento, ou a Declaração de Proficiência, no caso de aprovação parcial. Em Sergipe, as instituições credenciadas a emitir a certificação pelo Encceja são a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Secuc) e o Instituto Federal de Educação (IFS).

De acordo com o professor Edson Aragão, coordenador da Divisão de Exames Supletivos da Seduc (Diex), não há prazo limite para que o aluno que indicou a Seduc possa solicitar a certificação. Por isso, o coordenador pede que os candidatos se tranquilizem e, no caso de aprovação, requeiram a certificação das seguintes formas: através do email diex.ded@seduc.se.gov.br, anexando fotocópia do RG e CPF legível; na Divisão de Exames e Certificação (atendimento presencial), localizada na sede da Seduc; ou em uma das sedes das diretorias regionais de educação (DREs/DEA), munidos dos seguintes documentos: fotocópia do RG e CPF, e boletim do Encceja.

Caso os candidatos ao Encceja que fizeram a última edição, ou seja, a prova em 2020, mas por algum motivo não conseguiram a aprovação, ele pode enviar um e-mail para a diex.ded@seduc.se.gov.br anexando a cópia do boletim, RG e CPF e solicitar um novo processo ou se dirigir à sala dos Exames Supletivos na Seduc, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, situado na rua Gutemberg Chagas, nº 169, em Aracaju.

“Será certificado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e atingir o mínimo de cinco pontos na prova de redação. O participante pode conseguir o certificado de conclusão em uma única edição ou ao conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja. O exame tem o objetivo de oportunizar a jovens, adultos e idosos que não puderam concluir os estudos em idade regular a serem avaliados e, em caso de aprovação, obter a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio”, disse Edson Aragão.

Em Sergipe, as provas do Encceja aconteceram no dia 29 de agosto, na capital, Aracaju, e nos municípios de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Canindé do São Francisco. Ao todo, no estado, inscreveram-se 25.944 candidatos, 4.833 dos quais pleitearam a certificação do Ensino Fundamental, e 21.111, a certificação do Ensino Médio.

Até o momento foram certificados pelo último Encceja, por meio da Seduc, 3.833 candidatos, sendo 821 certificados a nível do Ensino Fundamental e 3.012 a nível médio.

por Governo de Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.