10 Agosto 2022 - 01:00

Campanha contra poliomielite e de multivacinação assegura proteção aos aracajuanos

SMS/Aracaju
A imunização ocorrerá até o dia 9 de setembro

Foi iniciada na última segunda-feira, 8, a Campanha Nacional contra a poliomielite e de multivacinação. A vacinação, além de imunizar as crianças contra a doença causadora da paralisia infantil, tem o objetivo de atualização da caderneta vacinal das crianças e de adolescentes menores de 15 anos. A imunização ocorrerá até o dia 9 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h.

A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade contra a poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, melhorando, assim, as coberturas vacinais. Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, totalizando 33.137 crianças.

Para Patrícia Moura, moradora do conjunto Augusto Franco, a ida à UBS teve como objetivo a proteção de sua filha, através da atualização da cardeneta de vacina.

“Acho que é fundamental para a saúde dela regularizar a situação. Isso é muito importante para todas as crianças”, afirma Patrícia.

Quem também esteve na unidade foi Priscila Missano, com sua filha Nicole, de 1 ano e 2 meses.

“Eu vim logo e já falei para os meus amigos trazerem seus filhos porque tem muitas crianças que os pais não vacinam. Precisamos incentivar todos a participarem desta campanha”, ressalta Priscila.

Esquema vacinal

De acordo com a coordenadora de Imunização, Larissa Ribeiro, as crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

“As crianças menores de 1 ano de idade [até 11 meses e 29 dias] deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP. Já na multivacinação a população-alvo serão as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”, explica Larissa.

Documentação e Dia D de Vacinação

Para atualizar o cartão vacinal, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade mais próxima à sua residência, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação, para que a equipe faça a avaliação e realize a vacinação. No dia 20 de agosto, será realizado o Dia D da vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

por Prefeitura de Aracaju

Comentários comentar agora ❯