25 Novembro 2023 - 07:00

"Mudômetro" do IMA inicia contagem de mudas plantadas em Alagoas

IMA Alagoas
Mudômetro contabiliza o plantio de mudas informadas pelo aplicativo e está localizado na fachada da sede do IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) lançou o Mudômetro e o aplicativo Alagoas Mais Verde, marcando o início da contagem de mudas plantadas no estado. O Mudômetro, que contabiliza o plantio de mudas informadas pelo aplicativo, está localizado na fachada da sede do IMA, no Shopping Cidade, em Maceió, permitindo acompanhamento em tempo.

Essas ferramentas foram concebidas para contabilizar as ações de arborização do IMA, que já alcançam a notável marca de 1,5 milhão de mudas plantadas em todo o estado. Premiações serão concedidas aos maiores plantadores individuais, juntamente com um ranking que distribuirá os selos Alagoas Mais Verde (Bronze, Prata e Ouro) a empresas e municípios.

O aplicativo Alagoas Mais Verde pode ser baixado nas lojas de aplicativos App Store e Play Store. Basta pesquisar por “Alagoas + Verde”, e dessa forma é possível contabilizar as mudas plantadas, além de acompanhar o ranking e ficar atento às premiações que serão distribuídas.

O superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, classifica a iniciativa como inovadora. “O aplicativo Alagoas Mais Verde foi criado para incentivar a população local, municípios, instituições e empresas a fazer essa competição entre quem planta mais mudas, e expor para a população esses números por meio do Mudômetro. A partir dessa iniciativa, a biodiversidade nas cidades irá melhorar, além de uma redução no microclima das cidades, que ocorrerá devido à arborização”, explica.

Normande afirma que espera que os números de plantio do IMA sejam superados, convidando a população a plantar uma quantidade de mudas que ultrapasse os números já registrados pelo órgão. “A ideia é que alcancemos muitos milhões, que nossos números sejam superados. Não é fácil, estamos há dez anos fazendo isso, mas eu espero que consigam”, conta.

Ivens Leão, diretor executivo do IMA, explica que o órgão, que já conta com outros aplicativos como “IMA Denuncie”, direcionado a denúncias ambientais, e “Nossa Praia”, no qual a balneabilidade das praias do estado pode ser acompanhada semanalmente, está se tornando referência quanto à integração da tecnologia às ações do órgão. “Essas ferramentas proporcionam a participação da sociedade junto conosco, de forma que a responsabilidade seja compartilhada entre a população e o poder público”, afirma.

O projeto de arborização do IMA, Alagoas Mais Verde, é responsável não apenas pela arborização, como também pela promoção de estabilidade no bioma local. Todas as mudas são selecionadas de acordo com a vegetação do estado. Características como clima e tipo de solo definem as espécies que serão direcionadas para cada plantio, entre elas a aroeira-vermelha (Schinus Terebinthifolia), ingá (Inga edulis), ipê-amarelo (Handroanthus Ochraceus) e saboneteira (Sapindus saponaria).

Além do Alagoas Mais Verde, os projetos Calçada Verde e Salsa Viva contribuem com o reflorestamento no estado. O Calçada Verde é um projeto em atuação nos bairros de Maceió, que pode ser solicitado por moradores que desejam preencher suas calçadas de casa com árvores. Já o Salsa Viva atua na recuperação de vegetação nativa no ambiente costeiro.

por IMA Alagoas

Comentários comentar agora ❯