14 Agosto 2021 - 19:14

Ministério do Meio Ambiente anuncia programa Ar Puro para melhorar qualidade do ar nas cidades do Brasil

Reprodução/MMA
Monitoramento da qualidade do ar é fundamental para a prevenção de doenças respiratórias

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou hoje (13/8), Dia da Qualidade do Ar, o Programa Nacional Ar Puro, quinto eixo da Agenda Ambiental Urbana, criada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2019 para melhorar a qualidade ambiental nas cidades do Brasil. Com foco na qualidade do ar, o Ar Puro traz inovações importantes, como um aplicativo de monitoramento da poluição atmosférica.

O programa traz de início sua primeira ação concreta: o Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr). A inovação do sistema é monitorar e divulgar em tempo real as informações, por meio de site e aplicativo gratuitos, disponibilizados para todos os cidadãos.

Essa plataforma, alimentada automaticamente por dados locais e seguindo padrões internacionais de classificação, vai integrar os dados de todas as estações de monitoramento de qualidade do ar no Brasil; 126 estações já foram integradas. Os cinco estados já integrados (BA, ES, MG, RS e SP) totalizam 45% da população brasileira.

O monitoramento da qualidade do ar é fundamental para a prevenção de doenças respiratórias, para o combate às chuvas ácidas, responsáveis pela corrosão de materiais e contaminação de solo e água, e para a redução dos impactos econômicos de todos esses problemas. O lançamento do MonitorAr materializa a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, prevista por lei desde 1989, para recobrir todos os estados do Brasil, integrando e divulgando informações para a sociedade.

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯