07 Dezembro 2021 - 08:39

IMA atua prefeitura de Maceió por lançamento de esgoto na orla de Ponta Verde

Ascom/IMA
Galeria pluvial vizinha ao estabelecimento Lopana foi alvo de denúncias e gerou complicações a banhistas

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) atendeu a denúncias da população na praia de Ponta Verde, sobre lançamento de esgoto ao mar, após chuvas deste domingo (5). A Prefeitura de Maceió foi atuada em R$ 100 mil pela fiscalização do órgão ambiental.

A equipe técnica do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA coletou amostras para análise. O resultado deve ser concluído em cerca de quatro dias.

A fiscalização do Instituto encontrou mais quatro galerias pluviais na orla em situação de lançamento de esgoto, entre Pajuçara e Cruz das Almas; apresentando manchas escuras no mar e forte odor.

Com base na legislação ambiental, o IMA lavrou auto de infração à Prefeitura de Maceió por lançamento de efluentes sem tratamento, sob multa de R$ 100 mil – pois a drenagem de galerias pluviais é de responsabilidade de gestão municipal.

Os banhistas foram alertados pela equipe do Instituto a evitar áreas de galerias de águas pluviais, sobretudo as flagradas com esgoto, por pelo menos 48h após chuva.

O Instituto também orientou a população a utilizar o aplicativo IMA Denuncie para relatar crimes ambientais. O app está disponível para Android e iOS, com recursos para anexar fotos e apontar a geolocalização; facilitando a identificação da infração aos fiscais em campo.

por Assessoria IMA

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.