23 Outubro 2021 - 18:33

Desenvolvimento Sustentável alerta sobre riscos à cidade causados pelo descarte irregular

Ascom Sudes
Cerca de 200 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular foram recolhidas pela Sudes este ano

O descarte irregular de resíduos agrava os problemas da população. A prática é um dos fatores que causam o entupimento de bueiros e galerias. Além disso, o lixo despejado em ruas e praças acaba sendo arrastado para os canais que desaguam em nossas praias. Somente este ano, cerca de 200 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular foram recolhidas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Para evitar a prática, a Prefeitura de Maceió oferta diversos equipamentos, como os 29 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais praças e ruas da cidade, que servem para reunir os recicláveis descartados pela população. Ou os cinco Ecopontos construídos em bairros estratégicos para receber restos de poda de árvore, materiais inservíveis e resíduos da construção civil (até 1m³/gerador).

Ademais, a coleta domiciliar está presente em toda a capital. Para que o resíduo descartado não se torne um problema para todos, o cidadão deve se atentar ao horário que o serviço atende seu bairro, colocando o lixo na porta apenas no momento em que os coletores estejam na região.

Para o superintendente da Sudes, Ivens Peixoto, o descarte irregular de resíduos pode provocar problemas para as próprias pessoas que adotam essa postura. “Temos esse problema crônico na capital e mesmo educando ambientalmente os cidadãos, a prática é contínua. Isso pode provocar o entupimento de bueiros e galerias, com prejuízos imediatos para a população da localidade. Por isso, é essencial que as pessoas se conscientizem da necessidade de descartar de forma adequada qualquer resíduo que for gerado”, afirma.

A falta de consciência ambiental da população alimenta os mais de 200 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela Sudes, que já geraram um gasto extra de quase R$ 20 milhões para os cofres públicos.

Na tentativa de reduzir a quantidade de materiais inservíveis, como sofás, geladeiras, colchões e vasos sanitários despejados nestes pontos, a Prefeitura oferta a Coleta de Volumosos, onde o cidadão pode ter esse item resgatado em sua residência. Para isso, basta entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do número 0800 082 2600 ou WhatsApp 98802-4834.

Além de descartar de forma correta, a população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, o cidadão pode entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado.

“Nós ofertamos diversos serviços e equipamentos para que o cidadão fique ao nosso lado na limpeza da capital e contenção de riscos para a sociedade. Mas, caso a população ainda queira fazer da maneira errada, poderão ser multadas pela falta de consciência e cuidado com a cidade”, completou o superintendente.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.