14 Maio 2022 - 09:01

Gabinete da Causa Animal e Zoonoses levam cães e gatos para Feira de Adoção no domingo (15)

Ascom GGI Causa Animal
Cães e gatos (adultos e filhotes) vão estar disponíveis na feira de adoção

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) vai realizar neste domingo (15), das 8h às 16h, mais uma Feira de Adoção na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. A ação será executada em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Além dos cães e gatos (adultos e filhotes) disponíveis para adoção, a equipe da UVZ também vai aplicar doses de vacina antirrábica nos pets que forem para a feira com os tutores.

A Feira de Adoção já assegurou lares para 143 animais desde sua implementação em outubro de 2021, mudando a realidade de abandono que os pets do Município viviam. E o GGI-CA segue trabalhando na articulação das feiras para que elas aconteçam todos os domingos. Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade.

Na última edição da Feira de Adoção a médica pediatra, Márcia Rúbia Rocha, que fez uma adoção responsável em 13 de março, visitou a equipe com sua cadela Belinha e deu um um depoimento sobre a experiência que tem vivido.

“Adotei Belinha para me fazer companhia e foi amor à primeira vista. Só tenho uma filha, ela está casada morando em outro estado e agora não me sinto tão só, Belinha me faz sair da zona de conforto. Foi uma paixão mútua, tem proporcionado muitas alegrias, alguns trabalhinhos a mais, mas estou feliz aprendendo muito”, contou a médica.

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, falou sobre a importância de incentivar a adoção responsável no Município.

“Já conseguimos assegurar lares para vários cães e gatos, mas ainda existem muitos pets que precisam de acolhimento. As adoções nas feiras têm contribuído bastante para diminuir o número de animais abandonados nas ruas e em abrigos. Todos os animais merecem ser cuidados com muito amor e responsabilidade. A cada adoção que conseguimos fazer a vida de mais um pet é mudada”, explicou a coordenadora.

A coordenação do Gabinete também pontua que todos os animais que são levados para participar das feiras estão saudáveis, pois passam por avaliação da equipe de médicos-veterinários. Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Já os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite identificar o responsável em caso de abandono.

Para adotar

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Serviço

A Feira de Adoção acontece no domingo (15), das 8h às 16h, na Rua Aberta da orla de Ponta Verde. A tenda ficará na altura do Palato Praia.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯