12 Agosto 2022 - 12:49

Gestantes e puérperas ganham book fotográfico em ação da campanha Agosto Dourado

Gestantes e puérperas que são acompanhadas pela equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes, no bairro Cidade Universitária, participaram, nessa quarta-feira (10), de uma ação especial que integrava a programação do ‘Agosto Dourado’, da Prefeitura de Maceió.

Além de acompanhar algumas palestras ministradas por nutricionistas, enfermeiras e a pediatra do posto, com temáticas voltadas à importância da amamentação, que é o mote central da campanha, as mulheres grávidas ganharam uma pintura na barriga com desenho de um bebê em formação e um book fotográfico.

A pintura foi feita pelas artistas Ironise Silva e Clarice Isabel Rosa. Já as fotos ficaram sob a responsabilidade das fotógrafas Juliete Santos e Bárbara Wanderley, profissionais que integram a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Elas foram convidadas para este trabalho pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (Gabinete da Mulher).

Ao todo, 14 gestantes e puérperas participaram do evento naquela UBS, escolhida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como referência para as ações da campanha Agosto Dourado naquele distrito sanitário. Elas também receberam presentes que foram doados por empresários do próprio bairro. Muitos companheiros delas também acompanharam o momento.

Palestras e entrega de brindes para as gestantes. Fotos: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
“A iniciativa foi um sucesso. As mulheres aproveitaram as palestras para tirar todas as dúvidas que tinham sobre o aleitamento materno e ficaram maravilhadas com a pintura na barriga e, principalmente, com o book fotográfico, levando em consideração que muitas delas não teriam oportunidade para fazer”, avalia a psicóloga da UBS Tereza Barbosa, Kliciany Martins.

Para a coordenadora do Gabinete da Mulher, Ana Paula Mendes, a atividade integra o cronograma da campanha e algumas semelhantes serão promovidas em outras unidades, para contemplar o máximo de gestantes e puérperas possível.

“Eventos assim servem para a disseminação da informação sobre a necessidade e a importância da amamentação nos primeiros meses de vida e exaltam o protagonismo feminino na comunidade. Oportunidade única”, destacou a coordenadora.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯