09 Maio 2022 - 09:44

Competição internacional de triathlon movimenta cerca de R$ 1 milhão na economia de Maceió

Maivan Fernandes / Secom Maceió
Maceió também sediará a competição em 2023. A previsão é que mais de 500 atletas participem

O domingo de Dia das Mães foi de muito esporte na capital alagoana. Do asfalto ao mar, mais de 250 triatletas de oito estados do Brasil competiram em busca do pódio no GPX Extreme, uma das maiores competições internacionais de triathlon do mundo, realizada em Maceió neste domingo (8).

Parada há dois anos em razão da pandemia, a prova recebeu atletas das regiões Sudeste, Norte e Nordeste. De acordo com a organização do evento, a competição, que também ocorrerá na capital em 2023, movimentou cerca de um milhão de reais na economia do município, além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

“Foi sensacional organizar esse evento em Maceió. Após dois adiamentos, em 2020 e 2021, conseguimos trazer a competição para a capital. Esta edição movimentou cerca de um milhão de reais na economia local, seja com a hospedagem dos atletas, alimentação, transportes, passeios na cidade, além dos investimentos feitos pela organização com staff e infraestrutura local. A cidade tem potencial e muitos atrativos, o que possibilita a vinda desses atletas para passar mais dias. Por isso, já confirmamos que a próxima edição em 2023 também será aqui na cidade”, pontuou o organizador do evento, Sandro Bernardoni.

A pernambucana Rosinha Teixeira, que garantiu a medalha de prata no geral feminino, destacou a sua experiência em participar do torneio.

“Eu faço todos os anos a prova do GPX Extreme. Foi a primeira vez, agora, em Maceió, e eu achei o evento fantástico, muito organizado. Fiz um percurso bem desafiador porque teve chuva e muito vento, o que tornou mais extremo o pedal. Mas cheguei alguns dias antes e consegui aproveitar essa cidade linda que é Maceió”, contou a atleta.

A competição também foi marcada por fortes emoções. O triatleta Diego Topper, de Maceió, conquistou o segundo lugar geral na prova e dedicou a conquista à sua maior incentivadora: sua mãe, dona Leda Januario Pinto.

“Durante a semana, eu tinha falado para minha esposa que ia tentar ganhar um prêmio para dar para minha mãe, porque ela é minha fiel torcedora. Graças a Deus ganhei um troféu e dedico esse prêmio a ela”, disse.

Participaram da competição times femininos e masculinos das equipes GP Extreme, com 6h de prova, e da GP Sprint, com 2h. As premiações ocorreram das 09h30 às 11h30.

Maceió é uma das cidades brasileiras mais procuradas por turistas e para a realização de eventos esportivos nacionais e internacionais. Segundo o diretor de esportes da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, o empenho e comprometimento da Secretaria tem garantido esse destaque.

“Os atletas quando vem para Maceió trazem familiares para aproveitar os atrativos culturais e turísticos da região, o que traz renda para a parte hoteleira, restaurantes e outros segmentos. Ainda neste ano, outras competições serão realizadas no município, vamos movimentar campos, quadras, praias e demais espaços esportivos da cidade”, pontuou.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.